Governo de Rondônia
27/04/2024

TECNOLOGIA

Governo de Rondônia investe em tecnologia para garantir capacidade e velocidade de processamento do SEI

12 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A estratégia é prover uma nuvem privada virtual (VPC) de alto desempenho para o Estado

O Governo de Rondônia, deu mais um passo na melhoria, eficiência e desempenho dos servidores de dados que executam o Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Os servidores foram migrados para um novo cluster hiperconvergente moderno, ou seja, uma plataforma que combina computação, virtualização, armazenamento de alta velocidade e rede, em um único local, com a estratégia de prover uma nuvem privada virtual (VPC), de alto desempenho para o Estado.

A migração, executada pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), representa um salto significativo de capacidade e velocidade de processamento. A principal diferença é que o novo cluster é baseado em armazenamento de Unidades de Estado Sólido (SSD), o que garante mais rapidez ao sistema, em comparação ao modelo anterior, que utilizava unidades de disco rígido convencionais (HD).

O gerente de Data Center da Setic, Jean Franco destacou que, a mudança é equiparável à troca de um computador com HD antigo, por um computador mais bem equipado e com o novo componente de armazenamento de dados. “Os benefícios são evidentes, maior velocidade de leitura e gravação, gerando um tempo de resposta mais rápida para o usuário final”, salientou.

Para o Governo de Rondônia, os investimentos em tecnologia de ponta e infraestrutura de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) são primordiais para o cidadão e o Estado. O diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo ressaltou que, a migração para o novo cluster representa um marco importante para proporcionar um ambiente de Tecnologia da Informação ágil e eficiente. “Estamos comprometidos em manter nossos sistemas atualizados e oferecer o melhor desempenho possível”, concluiu.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Alta Floresta do Oste, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacaulândia, Cacoal, Campo Novo de Rondônia, Candeias do Jamari, Castanheira, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Costa Marques, Cujubim, Espigão do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Governo, Governo Fez e Faz, Guajará-Mirim, Infraestrutura, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ministro Andreazza, Mirante da Serra, Monte Negro, Municípios, Nova Brasilândia do Oeste, Nova Mamoré, Nova União, Novo Horizonte, Ouro Preto do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Pimenteiras do Oeste, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera de Rondônia, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rio Crespo, Rolim de Moura, Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Vilhena


Compartilhe


Pular para o conteúdo