23/04/2024

INCLUSÃO DIGITAL

Governo de Rondônia e prefeitura de Porto Velho firmam parceria para expandir Infovia no Residencial Orgulho do Madeira

24 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Superintendente e secretários municipais e assessores parlamentar falam da tecnologia para Porto Velho

A expansão da Infovia na capital rondoniense foi informada pelo superintendente de Estados para Resultados (EpR), coronel Delner Freire, no mês de junho, após cooperação com Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) e Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação, Comunicação e Pesquisa de Porto Velho (CMTI). A rede será implantada em uma Escola Municipal no Residencial Orgulho do Madeira e uma creche.

O objetivo da rede de fibra óptica Infovia é interligar unidades organizacionais do poder público com de rede de alta disponibilidade e velocidade. A rede está em pleno funcionamento em Porto Velho, Ariquemes e Candeias do Jamari. Importante ressaltar, que a malha de rede já passa no Orgulho do Madeira.

Hoje a Infovia possui quase 500 km de fibra nos três municípios. “Com a parceria, a prefeitura pode usar a Infovia e o estado usa a rede da prefeitura onde a fibra óptica Infovia não passa, levando inclusão digital para toda população”, fala coronel Delner Freire. O Estado pretende implantar R$800 mil em equipamento já adquiridos para a para o aperfeiçoamento do sinal Wi-Fi no Residencial.

Para o coordenador municipal de TI, Saulo  Nascimento, “essa colaboração do governo estadual com o município deve estruturar a área de Tecnologia da Informação e Comunicação  para que se tenha um ciclo de continuidade dos projetos, bem como haja a unificação dos projetos do governo federal com Estado e Município”. Ainda em reunião, o coordenador deixou a disposição do Estado o uso do Data Center Container, instalado no Palácio Tancredo Neves, antiga sede da prefeitura.

Segundo James Melo, assessor do Senador Confucio Moura, este se colocou à disposição para contemplar a expansão do projeto. Por sua vez, para Hudyson Barbosa, “é importante que esse trabalho seja coordenado para não haver má aplicação de recurso e para que seja expandido aos demais Municípios”.

Marcio Félix, secretário municipal de educação, ressalta que com a cooperação é possível que na inauguração da Escola Municipal a Infovia já esteja funcionando.

Na reunião, o gerente de infraestrutura Gabriel Carrijo, e os técnicos, Caê Lacerda, Marcos Júnior, mostraram um breve levantamento para o secretario municipal, onde quase 35 unidades poderiam está fazendo uso da Infovia em Porto Velho, os residenciais populares poderão ser beneficiados com sinal wi-fi grátis, sendo que, ao todo, mais de 35 mil pessoas estarão sendo alcançadas com a inclusão digital.

Leia mais:

Bloqueio em pagamento de servidor estadual por atraso de frequência deixará de existir com “Ponto Digital Online”

Junção de todas as senhas do governo de Rondônia em único sistema entra em atividade

Superintendência do Estado para Resultados busca parceria para melhorar funcionamento do Sistema Eletrônico de Informações

Texto: Maximus Vargas
Fotos: Maximus Vargas e Daiane Mendonça