TECNOLOGIA

Governo de Rondônia disponibiliza ambiente de treinamento para Sistema Integrado de Escalas e Plantões

15 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O sistema foi projetado para atender os órgãos e entidades que possuem plantonistas

Com o objetivo de dar transparência e contribuir para o aperfeiçoamento no gerenciamento de escalas dos plantonistas, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizou o treinamento online do Sistema Integrado de Escalas e Plantões (Siep), disponível no canal da Escola de Governo de Rondônia, e contou com a participação de servidores de diversas secretarias.

O ambiente de treinamento do Siep foi disponibilizado para permitir que os servidores estaduais conheçam o Sistema Integrado de Escalas e Plantões do Governo de Rondônia antes da sua implementação, prevista para o primeiro semestre de 2024.

Além de trazer melhorias que permitam mais agilidade e simplificação, o sistema foi projetado para atender os órgãos e entidades que possuem plantonistas, tais como: Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Polícia Civil,  Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Agência Estadual de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa),  Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).

O sistema permitirá criar diferentes tipos de escalas conforme a necessidade de cada órgão, gerar relatórios de auditoria no sistema e produzir o mapa da escala individual e por departamento, sendo possível filtrar por mês e ano.

A vinculação de servidores pode ser feita de forma individual ou grupo, a criação e homologação de plantões é feita pelo chefe imediato. Os plantões serão disponibilizados no Portal do Servidor para que os plantonistas possam visualizá-los, bem como na Folha de Frequência, no Sistema Integrado de Frequência (SIF) e no Portal da Transparência, tornando os plantões públicos para os cidadãos.

Segundo o analista de desenvolvimento responsável, Henrique Nogueira, o sistema trará novas integrações e funcionalidades que visam garantir a eficiência no processo de escalas e plantões. “O Siep conta com melhorias e otimização para o usuário, ao criar escalas de maneira mais intuitiva, e atender às necessidades de outros órgãos do estado de Rondônia que possuem plantonistas”, explicou.

Para ter acesso ao ambiente de treinamento do Siep, os servidores deverão entrar em contato por mensagem para o telefone institucional (69) 98484-5437 e, respeitando o princípio da necessidade da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), enviar apenas os seguintes dados: nome, CPF, matrícula, email, departamento e perfil (assessor, gestor de Recursos Humanos (RH), ou chefe imediato). Quando cadastrado, basta o servidor acessar o ambiente de treinamento Siep.

Texto: Idan Luíz
Fotos: Diêgo Duarte

Capacitação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia