TRANSPORTE FLUVIAL
07 de novembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia
O governo de Rondônia recebeu uma visita estratégica de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Secretaria Nacional de Hidrovias e Navegação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), na segunda-feira (4), em Porto Velho. Em pauta, a concessão da Hidrovia do Rio Madeira, um projeto que promete impulsionar o transporte fluvial e a economia local. A comitiva do Distrito Federal, também esteve no Porto de Porto Velho para conhecer as instalações e áreas de operações.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a visita atende às articulações e discussões realizadas pela gestão estadual sobre a concessão da hidrovia em Rondônia. A relevância do tema foi reforçada durante reuniões, onde foram debatidas as necessidades e os potenciais benefícios do projeto para o estado. “O esforço visa fortalecer a economia e consolidar Rondônia como um importante polo logístico para o Brasil”, ressaltou.
A Hidrovia do Madeira compreende o trecho entre Porto Velho e sua foz, abrangendo os estados de Rondônia e Amazonas, com extensão de 1.075 quilômetros. A concessão busca assegurar melhorias na navegabilidade do rio, com um investimento de cerca de R$ 560 milhões ao longo de 12 anos. O projeto visa regularizar o tráfego de embarcações mesmo nos períodos de seca, com um calado mínimo de 3,5 metros. Com essas condições garantidas, a hidrovia permitirá a circulação de embarcações maiores e em horários noturnos, o que aumentará a eficiência logística e reduzirá os custos das empresas de navegação em até 24%, tornando a tarifa mais acessível.
De acordo com o diretor-presidente do Porto de Porto Velho, Fernando Parente, além de fortalecer a economia regional, a concessão da Hidrovia do Madeira deve consolidar Rondônia como um hub logístico (ponto de localização estratégica), integrando o modal fluvial com as principais rodovias da região e fortalecendo a conexão com mercados nacionais e internacionais, reforçando ainda, a necessidade de aprimorar os canais de comunicação entre as autoridades envolvidas na concessão e as empresas de navegação e usuários da hidrovia. “Para que as decisões e discussões sobre a concessão sejam realmente eficazes, é fundamental que as informações cheguem de forma clara e acessível aos operadores e usuários da Hidrovia do Madeira”, explicou.
INVESTIMENTOS E BENEFÍCIOS
Durante as reuniões, as autoridades destacaram que os investimentos na hidrovia também vão incluir a construção e manutenção de instalações portuárias públicas de pequeno porte (IP4), voltadas para atender as comunidades ribeirinhas. Essas estruturas vão garantir que as embarcações de menor porte, bem como as de transporte comunitário e escolar, continuem isentas de tarifas, atendendo assim às necessidades das populações locais e promovendo um desenvolvimento sustentável para região.
A Antaq reforçou o compromisso com a transparência no processo, estabelecendo diálogos contínuos com as autoridades locais e com o setor empresarial para adaptar o projeto às demandas da sociedade e da economia de Rondônia. Uma audiência pública está prevista para permitir que todos os setores possam contribuir para construção de um projeto de concessão inclusivo e benéfico.
PRÓXIMOS PASSOS
A previsão é que o leilão para concessão da Hidrovia do Madeira aconteça no segundo semestre de 2025, quando todas as etapas de consultas e aprovações forem concluídas. Até lá, o Porto de Porto Velho seguirá buscando contribuir com as ações que se mostrem importantes para garantir que o estado se torne cada vez mais competitivo no cenário logístico nacional.
Participaram das reuniões, o vice-governador de Rondônia, Sérgio Gonçalves; o diretor da Antaq, vice-almirante Lima Filho; o secretário nacional de Hidrovias e Navegação do MPor, Dino Antunes; além de empresários locais e autoridades. A programação incluiu encontros na Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e na vice-governadoria, onde foram apresentados detalhes e esclarecimentos sobre o andamento do projeto de concessão.
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Fonte
Texto: Josi Gonçalves
Fotos: Arthur Gusmão
Secom - Governo de Rondônia
Categorias
Economia, Governo, Infraestrutura, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Transporte
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