29/03/2024

Estrada Alternativa: Governo tira do isolamento as cidades de Guajará-Mirim e Nova Mamoré

17 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O diretor-geral do DER, engenheiro Lucio Mosquini, explica que o trajeto existente entre os distritos de Nova Dimensão e União Bandeirantes tem cerca de 90 km de extensão, sendo que a maioria do trecho é semelhante a um carreador construído por fazendeiros para o deslocamento de bois. A estrada está sendo construída porque a BR-425, única via de acesso da BR-364 até Guajará e Mamoré, está alagada por causa da enchente do rio Madeira. A BR-425 foi interditada na última quarta-feira, 12.

Mosquini explica que o prefeito de Nova Mamoré, Laerte Queiroz, pediu ajuda ao governador Confúcio Moura, indicando a possiblidade da abertura de uma estrada alternativa. De imediato o governador Confúcio autorizou o DER a iniciar os trabalhos. Mosquini garantiu que serão encaminhadas quantas máquinas forem necessárias para a abertura da estrada. Disse também que as máquinas vão trabalhar inicialmente nos pontos de alagamento, para dar trafegabilidade com urgência.

O serviço é executado pela Residência Regional do DER em Porto Velho. O chefe da Regional, José Soares, o Zezinho, disse que o DER trabalha no local com duas moto niveladoras (patrol), três caçambas, duas retroescavadeiras, uma pá-carregadeira, um trator de esteira, um caminhão de abastecimento, além de veículos de apoio. “Os veículos já podem fazer essa rota porque terão o apoio das máquinas do governo que estarão trabalhando ao longo da estrada”, destaca Zezinho.

Prefeito agradece

O prefeito Laerte Queiroz relata que o município passa por muitas dificuldades, mas que o maior desejo da comunidade, hoje, é sair do isolamento. “Estamos sem gás, sem combustível e pessoas doentes precisam fazer tratamento em Porto Velho. O governador Confúcio está sensibilizado com nossa situação e estamos recebendo apoio do governo do estado. Só tenho a agradecer ao governador Confúcio e ao diretor do DER, Lucio Mosquini”, frisa o prefeito.

Laerte Queiroz disse que cerca de 300 famílias já foram desalojadas e estão abrigadas numa escola. Para o prefeito, a estrada que está sendo aberta pelo DER vai amenizar o sofrimento dos moradores de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. “Precisamos de alimentos, com urgência”, afirmou Queiroz, destacando que Guajará-Mirim vive a mesma situação.

Ainda de acordo com o prefeito, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) informou que a previsão é de bastante chuva para os próximos cinco dias na região.

Texto: Nilson Nascimento

Governo, Rondônia