Governo de Rondônia
28/03/2024

Entidades recebem terrenos para a construção de casas populares

26 de dezembro de 2013 | Governo do Estado de Rondônia

O Programa Habitacional Popular – Minha Casa Minha Vida – Entidades, tem como objetivo atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade.

seas

O Programa funciona por meio da concessão de financiamentos a beneficiários organizados de forma associativa por uma Entidade Organizadora (Associações, Cooperativas, Sindicatos e outros), com recursos provenientes do Orçamento Geral da União, aportados ao Fundo de Desenvolvimento Social – FDS. O Programa pode ter contrapartida complementar de estados, do Distrito Federal e dos municípios, por intermédio do aporte de recursos financeiros, bens e/ou serviços economicamente mensuráveis, necessários a composição do investimento a ser realizado.

A Secretaria de Assistência Social de Rondônia (Seas), quanto parte integrante do Grupo de Trabalho que atua na realização de projetos para programas habitacionais pelo segmento entidades e gestora da política estadual de habitação de interesse social, se fez presente no ato de assinatura de cessão dos terrenos.

Na ocasião a assessora especial da Seas, Sara Viera, emocionada, destacou a importância dessa conquista para o estado e para as entidades. “A cessão desses terrenos para a construção de casas de interesse social é fruto de mais de 10 anos de luta dos movimentos sociais por moradia”, frisou.

Sara lembrou ainda do feito inédito do Governo do Estado, que através do Programa Morada Nova, está realizando o sonho da moradia própria para os rondonienses que mais precisam.

De acordo com o superintendente do Patrimônio da União, este momento é um marco na história de Rondônia. ” Ficamos muito felizes de fazer parte deste momento histórico de conquista para as entidades e principalmente para as famílias que serão beneficiadas com as moradias”, declarou Antônio Roberto.

A representante da entidade UEMP, Rosália da Costa, disse estar realizada com a  conquista dos terrenos, depois de tantos anos lutando por este pleito. Ela manifesta ainda sua emoção ao falar das muitas famílias de baixa renda que dependem desse projeto para conquistar uma moradia digna.

As entidades que receberam os terrenos terão, a partir da data da assinatura de cessão, dois anos para a execução do projeto.

Participaram ainda do ato de assinatura, o secretário municipal de Meio Ambiente, Edjales Brito, o representante da entidade CUMPS, Eliel da Cunha.

 

Texto e foto: Luana Lopes

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo