Emater e Incra assinam contrato para beneficiar mais de 3 mil famílias no campo

21 de janeiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Neste primeiro contrato estão inseridos os municípios de Pimenta Bueno, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Parecis, Chupinguaia, Nova Mamoré e Machadinho do Oeste. Mas de acordo com o superintendente do Incra, Flávio Carvalho, haverá uma nova chamada e serão atendidos 100% dos assentamentos  existentes no Estado. As famílias beneficiadas neste contrato terão assistência técnica na produção agropecuária, crédito rural e assistência social.  O acordo possibilita a contratação de 80 profissionais da Emater para levar conhecimento técnico e prático para as mais de três mil famílias.

“Um dos nossos principais objetivos é oferecer às famílias assentadas condições necessárias para permanecer na terra, produzir e desenvolver suas atividades produtivas com sustentabilidade ambiental e crescimento econômico”, salientou o secretário-executivo da Emater, Luiz Gomes Furtado, afirmando ser este um compromisso do governador Confúcio Moura.     Ele aproveitou para anunciar a aprovação de uma emenda parlamentar, proveniente do senador Raupp e da deputada Marinha, para que a Emater possa adquirir um ônibus para fazer o deslocamento de técnicos no campo.

Flávio Carvalho disse que o órgão está dando condições da Emater ter 80 técnicos para prestar assistência aos produtores. Segundo ele, Rondônia precisa aproveitar bem o momento atual, porque nunca houve tanto apoio do governo federal para a agricultura familiar como agora, lembrando o empenho do governo federal em promover a regularização de terras em conjunto com o Estado. “Até então, há dez anos não tínhamos um programa desse porte que promovesse a valorização das terras com a escrituração”.

O senador Valdir Raupp elogiou a parceria do Incra com o Estado, através da Emater, destacando ser o Incra um marco importante para a formação de Rondônia, tanto quanto o próprio Marechal Rondon, uma vez que o órgão foi encarregado de promover os assentamentos dos que aqui chegavam. Para a deputada Marinha Raupp, a possibilidade de contar com orientação profissional mais intensamente vai proporcionar aos agricultores melhor aproveitamento de toda a produção e de cada espaço na terra destinado ao cultivo ou criação de animais.

Cletho Brito, do Incra, destacou que a Emater de Rondônia é a melhor do Brasil, não só porque está presente em todo o Estado, mas porque está sempre atenta às necessidades dos  agricultores.

Na solenidade de assinatura estiveram presentes também o secretário executivo adjunto da Emater, Francisco Mende de Sá; o secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Reforma Agrária, Evandro Padovani, e o adjunto Adilson Júlio Pereira; o senador Valdir Raupp e a deputada Marinha Raupp;  o secretário municipal da Agricultura de Porto Velho, Leonel Bertolin, entre outras autoridades, além de servidores do Incra, da Emater e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Governo, Rondônia