Governo de Rondônia
27/04/2024

GESTÃO

Elaboração de planejamento estratégico é iniciada no Porto de Porto Velho

27 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O planejamento estratégico está sendo realizado com a participação coletiva dos funcionários da empresa pública

A Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), empresa pública que administra o Porto de Porto Velho, deu início às tratativas do planejamento estratégico para os anos de 2024-2027. O trabalho está sendo feito em parceria com a equipe técnica da Coordenação de Políticas Públicas (CPP) da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), do Governo do Estado. O planejamento embasa a criação de projetos, iniciativas e programas no Porto, em um período de quatro anos.

O coordenador de Gestão Portuária, Luiz Gustavo Braga destacou sobre os trabalhos em andamento. “O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão empresarial  que  serve para identificar o potencial do negócio, e criar, a partir dele, ações para alcançar determinados objetivos que vão impulsionar o crescimento da empresa”, pontuou.

O trabalho se dá com a participação coletiva dos colaboradores dos diversos setores da instituição, para o estabelecimento de objetivos e metas a serem alcançados. Junto à Sepog foi construído um plano de trabalho dividido em etapas, com a realização de oficinas participativas junto aos funcionários, que preveem melhoramento da missão, visão e valores; análise ambiental dos fatores internos e externos da matriz SWOT ou Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (Fofa) da empresa.

O resultado desses esforços é uma maior integração com os demais setores, não vislumbrados em planejamentos anteriores, o que permite a participação de forma coletiva dos servidores da Soph, em seus níveis estratégicos, táticos e operacionais; na participação das ações do Porto para o cumprimento dos objetivos estratégicos e das metas a serem alcançados.

Segundo Gustavo Braga, os servidores têm tido uma participação positiva nos temas discutidos, a partir da troca de informações com funcionários de outros setores, que participam das oficinas conjuntamente. “A relação dos funcionários no desenvolvimento dessas atividades é de suma importância para a qualidade do produto final, a ser apresentado, e do crescimento esperado para o Porto”, ressaltou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Guilherme Belém
Fotos: Josi Gonçalves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Empresas, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo