Governo de Rondônia
14/07/2025

SOLUÇÕES DIGITAIS

Economia gerada por serviços de tecnologia fortalece a gestão pública em Rondônia

01 de julho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

O uso estratégico da tecnologia tem ajudando a reduzir custos, otimizar recursos e tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis

A transformação digital liderada pelo governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) tem impulsionado uma nova era de eficiência e economia. Ao longo dos últimos cinco anos, o uso de soluções desenvolvidas internamente e a digitalização de processos resultaram em uma gestão mais moderna, sustentável e conectada com as necessidades da população.

Em 2024, a Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços (Coinfra) da Setic, gerou uma economia líquida estimada em R$ 21 milhões para os cofres do estado. Considerando um custo operacional de R$ 8,8 milhões no ano, o retorno sobre investimento (ROI) foi de aproximadamente 247%, resultado da oferta interna de serviços estratégicos como Infovia, Datacenter, Central de Atendimento, VoIP e o Portal de Atendimento (GLPI).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em tecnologia é essencial para modernizar a gestão pública e atender melhor a população. “O uso estratégico da tecnologia tem ajudado a reduzir custos, otimizar recursos e tornar os serviços públicos mais eficientes e acessíveis para todos os rondonienses”, destacou.

Segundo o coordenador da Coinfra, Ed Carlos Galvão, os serviços ofertados atualmente não substituem apenas contratos que existiam anteriormente, mas também representam inovações que antes sequer eram acessíveis a muitos órgãos. “Muitos dos serviços que hoje a Setic disponibiliza internamente não eram contratados anteriormente, os órgãos simplesmente não tinham acesso a essas soluções. Com o fortalecimento da nossa infraestrutura, passamos a atender essas demandas sem custo adicional, oferecendo qualidade e reduzindo a necessidade de contratações externas”, explicou.

O coordenador da Coinfra também destacou que os valores economizados não retornam diretamente à Setic, mas representam recursos poupados por diversas secretarias atendidas. “Como os serviços que geram essa economia são utilizados por diferentes órgãos do governo, essa economia ocorre de forma distribuída. Cabe a cada secretaria administrar esses recursos da melhor forma, redirecionando para outras prioridades internas. Ao ofertar esses serviços, a Setic contribui diretamente para o uso mais inteligente dos recursos públicos.”

DIGITALIZAÇÃO DE PROCESSOS

investir em tecnologia é essencial para modernizar a gestão pública e atender melhor a população

Outro destaque é o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), que entre 2017 e 2025, evitou gastos com papel, contribuindo assim para a preservação de aproximadamente 12 mil árvores, o equivalente a 4,5 árvores por dia. Com a ampliação do sistema, milhares de páginas deixaram de ser impressas, o que representa não apenas uma economia estimada em mais de R$ 120 milhões, como também um ganho ambiental expressivo.

A economia, no entanto, vai além dos números. A digitalização de processos também otimizou o tempo dos servidores, trazendo mais agilidade, transparência e segurança às rotinas administrativas, ao eliminar etapas manuais como impressões e deslocamentos para tramitação de documentos.

GESTÃO PÚBLICA MAIS EFICIENTE

O superintendente da Setic, Delner Freire, reforça que os serviços ofertados pela superintendência fazem parte de um esforço estratégico para modernizar a gestão pública e promover o uso inteligente da tecnologia no governo. “Nossas soluções estão presentes no dia a dia de centenas de órgãos, servidores e cidadãos, garantindo conectividade, segurança da informação, suporte técnico e gestão eficiente dos recursos tecnológicos”, afirmou.

A celebração desses cinco anos reforça o papel fundamental da Setic na modernização do Executivo estadual. Esta matéria integra uma série especial que apresenta as principais ações da superintendência e mostra como a tecnologia tem contribuído para um serviço público mais eficiente, inovador e conectado com as necessidades da população.

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Fonte
Texto: Aline Rodrigues, supervisionada por Beatriz Galvão
Fotos: Idan Souza e Valéria Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Comunicação, Economia, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


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