Governo de Rondônia
16/01/2025

HOMENAGEM

Dia do Portuário é lembrado pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia

27 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Em alusão à abertura dos portos ao comércio internacional no Brasil, ocorrida em 28 de janeiro de 1808, comemora-se nesta quinta-feira o Dia do Portuário. De acordo com a diretoria-executiva da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), o feriado foi transferido para a próxima sexta-feira (29).

De acordo com

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários, existem 235 portos autorizados no País

Conforme os registros históricos mundiais, no Século XIX, Napoleão Bonaparte era imperador da França, e dominava todo o acesso comercial para a Europa.

Contudo, a força bélica da Inglaterra ainda apresentava risco ao domínio de Napoleão. A fim de mantê-la isolada, o imperador decretou bloqueio comercial com os ingleses, sob risco de represália militar francesa. Orientação que não foi seguida por Portugal, que sempre foi parceiro comercial da Inglaterra. Em 1807, a família real portuguesa mudou-se para o Brasil, sob a proteção da Inglaterra com a condição de fixar a taxa de 15% às mercadorias dos navios ingleses, menor que os impostos aplicados às outras nações.

Dessa forma, o comércio brasileiro ficou à disposição dos ingleses até o decreto real, em 1808, que determinava a abertura dos portos brasileiros a todos os países que quisessem comercializar com a então colônia.

Os trabalhadores portuários são aqueles que trabalham nos vários portos espalhados pela Federação. A Agência Nacional de Transportes Aquaviário (Antaq) conta que existem 235 portos autorizados no Brasil, públicos e privados, marítimos e fluviais. Esses trabalhadores atuam nas administrações desses portos, bem como, na parte operacional, exercendo as seguintes atividades: carregar mercadorias, operar guindastes, empilhadeiras, movimentar contêineres, embarcar e desembarcar mercadorias em balsas em barcos, navios e balsas; fiscalizar a mercadoria nos portos, além de auxiliar no embarque e desembarque de passageiros. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, estima-se que mais de 45 mil pessoas atuam como portuários no Brasil.

Para o diretor presidente da Soph, Leudo Buriti, o bom funcionamento dos portos depende desses profissionais, uma vez que esses trabalhadores detêm expertise para movimentação de carga. “Este trabalho é muito importante, pois por meio dos portos é feito o controle do comércio interno e externo, que resulta no aumento das divisas para o País e, consequentemente, melhoria das condições de vida da população. A todos os trabalhadores portuários, desejamos nossas felicitações”, cumprimentou o diretor.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo