19/04/2024

Defesa Civil se prepara para atender desabrigados das cheias na bacia Mamoré-Guaporé

12 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

O nível dos dois tributários do rio Beni, na fronteira com a Bolívia, se aproxima  da marca da grande cheia de 2008, quando centenas de desabrigados tiveram que ser retirados de suas casas para serem alojados em local seguro.

A secretária regional do governo de Rondônia, Susana Cury, participou da reunião da Coordenadoria da Defesa Civil com as entidades de apoio, quinta-feira última na prefeitura, onde o coordenador Pedro de Oliveira explicou que ainda não há registro de desabrigados, mas que é preciso atuar de forma preventiva e traçar um plano de emergência que torne possível prestar todo tipo de assistência e providenciar alojamentos que possam abrigar pessoas com segurança.  “Temos que nos antecipar aos fatos”, disse Oliveira.
Além das áreas ribeirinhas, há bairros de Guajará-Mirim como a Praça dos Pioneiros e a maior parte do bairro Cristo Rei que também sofrem isco de alagação, se o nível da bacia do Mamoré-Guaporé continuar subindo. Segunda-feira (10), a marca superou os 10 metros.A Coordenadoria anunciou ainda, para março deste ano em Guajará-Mirim, a realização da Conferência Municipal de Defesa Civil, evento que antecede às etapas estadual e nacional de 2014.
Texto e fotos: Abdoral Cardoso

Governo, Rondônia