18/04/2024

Confúcio reivindica em Brasília ampliação de novas áreas para prospectar calcário

13 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

De acordo com o governador, o calcário é de extrema importância para a correção do solo e das áreas degradadas do estado, e a importação desse produto de Mato Grosso tornou-se inviável por causa da distância e do frete caro. “Nós viemos pedir apoio para que possamos ampliar nossas áreas de estudos e de prospecção nas mais diversas áreas de Rondônia na busca do calcário”, disse.

Para Moisés Góes, essa audiência teve como objetivo alinhar o termo de cooperação que o governo do Estado possui com Serviço Geológico do Brasil e que está em vigor há um ano. Agora será prorrogado pelo mesmo período. “Nós já pesquisamos áreas com resultados excelentes na região de Chupinguaia, onde requeremos uma área de calcário que é do governo do Estado”, disse. Segundo Góes, futuramente podem-se abrir novas usinas de calcário em Rondônia.

Confúcio Moura agradeceu a parceria com a CPRM e destacou os avanços no setor, as garantias, os direitos, além das orientações e do apoio técnico geológico.  “Cada vez que a gente vem à CPRM a gente encontra o apoio, uma deferência, um carinho muito grande, o cuidado, uma atenção especial  para que a gente possa movimentar o Estado de Rondônia, que é um Estado agrícola, um estado extremamente rico e diversificado de muitos minerais, que vai do diamante até as rochas comuns que produzem brita e os areais do estado. Tudo isso a gente recebe a orientação da CPRM”, concluiu.

Participaram também da audiência, a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília (Sibra), Elizete Lionel; o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento da CPRM, Antônio Barcelos; geólogos e assessores do CPRM.

Texto e fotos: Zózimo Macedo
Superintendência de Integração do Estado de Rondônia em Brasília – Sibra