Governo de Rondônia
14/07/2025

AGILIDADE E EFICIÊNCIA

Capacitação em metodologias ágeis para modernizar a gestão pública é realizada para servidores estaduais e federais

05 de julho de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Durante o treinamento, foram abordados temas como metodologia cascata e metodologias ágeis

Com o objetivo de modernizar e agilizar os processos da gestão pública, a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) tem promovido uma série de treinamentos em metodologias ágeis. Até o momento, mais de 170 servidores já foram capacitados, incluindo secretarias do governo de Rondônia e órgãos federais. 

Entre as instituições que receberam o treinamento estão o  Departamento de Estrada de Rodagem (DER), a Polícia Civil, o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e o Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). Ao todo, já foram realizadas nove turmas, com foco em transformar a forma como as equipes públicas planejam, executam e entregam projetos. 

Além da oferta para órgãos externos, a capacitação também tem sido aplicada internamente. A Setic já formou duas turmas com servidores da própria superintendência. A mais recente foi realizada entre os dias 30 de junho e 2 de julho, reunindo participantes das coordenadorias de Desenvolvimento (Code), de Gestão Estratégica (CAGD), e de  Administração e Finanças (CAF). 

Durante o treinamento, foram abordados temas como Metodologia Cascata — modelo tradicional com etapas fixas — e Metodologias Ágeis, que promovem entregas em ciclos curtos e mais colaboração entre equipes. Também foram apresentados conceitos de Scrum, definição de valor, estimativas, histórias de usuário, métricas e uso da ferramenta baseada na metodologia  Kanban. A formação também inclui dinâmicas práticas, em que os servidores vivenciaram a execução de sprints, definição da capacidade de entrega e os papéis de Scrum Master, Product Owner e desenvolvedores.

“Com essas iniciativas, seguimos promovendo uma cultura de inovação e eficiência dentro do governo. Nosso objetivo é preparar cada vez mais servidores para os desafios da transformação digital”, destaca a gerente de Desenvolvimento da Setic, Emilly Miranda.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Aline Rodrigues, supervisionada por Beatriz Galvão
Fotos: Izaias Silva
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Comunicação, Educação, Governo, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Ir para o conteúdo