Barco dá assistência às populações ribeirinhas atingidas pelas enchentes

16 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

“O governador Confúcio Moura está muito preocupado com a situação das famílias ribeirinhas do Rio Madeira e determinou que o governo faça uma força tarefa, junto ao município para atendê-los da forma mais rápido possível. “, afirmou o secretário da Assistência Social de Rondônia, Márcio Felix.Além dos produtos de emergência que estão sendo enviados para os ribeirinhos no barco também estão indo duas assistentes sociais e dois técnicos da Seas, médico, enfermeiro e técnico de enfermagem da Sesau, junto à equipe da defesa civil.

De acordo com o secretário Márcio Felix, além de atender as populações nas localidades inundadas, o barco irá realizar o transporte dos ribeirinhos que estão ilhados em suas casas ao longo do rio. “As Assistentes sociais irão realizar o cadastramento das famílias e aquelas que precisarem deixar suas casas e vir para Porto Velho, para se abrigarem nas casas de parentes ou amigos serão transportadas pelo barco”, declarou.

Ainda na sexta-feira, 14, o secretário da Seas enviou um ofício à Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, solicitando, em caráter de emergência, o apoio para alimentação dos desalojados e desabrigados das enchentes dos municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Rolim de Moura.

Gerência de Crise

A Defesa Civil Estadual, coordenada pelo coronel bombeiro Lioberto Ubirajara Caetano, está com uma Sala de Situação na sede do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em Porto Velho, atuando em parceria com diversas órgãos estaduais e municipais para gerenciar e atender a todas as situações geradas pelas enchentes do Rio Madeira.

Texto e foto: Luana Lopes

Governo, Rondônia