Governo de Rondônia
20/01/2025

TAMBAMIGO EM FOCO

Assistente virtual moderniza experiência turística em Rondônia

20 de janeiro de 2025 | Governo do Estado de Rondônia

Chatbot Tambamigo tem como foco apresentar as belezas de Rondônia a turistas e moradores de forma interativa e eficiente

O governo de Rondônia tem modernizado os serviços públicos com soluções tecnológicas que tornam o atendimento à população mais eficiente e acessível. Um exemplo desse avanço foi o lançamento do “Tambamigo” em julho de 2024, assistente virtual desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur). A ferramenta tem como foco apresentar as belezas de Rondônia a turistas e moradores.

Desde o seu lançamento, o chatbot Tambamigo já recebeu mais de 2.500 interações, funcionando pelo WhatsApp no número (69) 98459-1572. A ferramenta facilita o acesso de turistas e moradores a roteiros, pontos turísticos, eventos culturais, opções de gastronomia e outras informações sobre Rondônia.

Além de beneficiar o setor de turismo, oferecendo confiabilidade e agilidade das informações ao cidadão através da transformação digital, essa iniciativa impulsiona a economia e promove o desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis voltadas ao comércio, serviços e turismo.

Segundo o diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, o lançamento da ferramenta é resultado de um trabalho conjunto, que busca modernizar e digitalizar o atendimento turístico, alinhando-se aos princípios de governo digital. “Um dos objetivos da superintendência é promover a colaboração entre diferentes órgãos e instituições. Utilizamos tecnologia de ponta para criar um assistente virtual que está disponível 24 horas, fornecendo informações precisas e úteis aos turistas. Acreditamos que essa inovação não apenas simplifica a comunicação, mas também melhora a experiência turística dos visitantes”, destacou.

O governador em exercício, Sérgio Gonçalves, afirmou a importância dessa tecnologia para o desenvolvimento econômico. “Essa ferramenta proporciona uma experiência moderna para os cidadãos e visitantes, ao mesmo tempo que fortalece setores estratégicos e impulsiona o crescimento sustentável de Rondônia.”

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Com a implementação de soluções inovadoras, como o Tambamigo, a Setic tem auxiliado Rondônia a se tornar um dos estados que mais progrediu na oferta de serviços públicos digitais, em 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).

Esse avanço não só facilita o acesso dos cidadãos aos serviços essenciais, como também promove a inclusão digital e fortalece a infraestrutura tecnológica do estado, tornando Rondônia um polo de inovação e desenvolvimento digital. 

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Beatriz Galvão
Fotos: Idan Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Cultura, Economia, Governo Fez e Faz, Lazer, Municípios, Rondônia, Serviço, Sociedade, Tecnologia, Transparência, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo