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12/11/2024

AMPLIAÇÃO

Ampliação do serviço de telefonia do Governo vai gerar mais economia aos cofres públicos de Rondônia

03 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Levantamento das demandas está sendo feito pela Setic para ampliação do serviço de telefonia Voip em Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e a Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Prepara uma nova licitação para ampliar o serviço da telefonia Voip (Voz sobre Protocolo de Internet). A tecnologia permite a transmissão de voz por IP, que é um número identificador dado, pelos provedores de internet, a cada computador ou roteador, ao conectar-se à rede. É por intermédio desse número que o computador pode enviar e receber dados na internet, incluindo áudio.

Para a licitação de ampliação do serviço, prevista para dezembro de 2021, a Setic reuniu representantes das Secretarias nessa terça-feira (2) na Escola de Governo, com o objetivo de fazer um levantamento das necessidades de cada setor visando a ampliação do serviço. A exemplo de todos os órgãos públicos estaduais, na capital ou no interior, o Complexo do Palácio Rio Madeira, (CPRM) já utiliza o serviço Voip desde 2014.

Serviço Voip facilita atendimento em várias Secretarias do Estado

No início, só era possível apenas fazer transferência de ligações de ramal para ramal. Em 2017, com a chegada de novos equipamentos, o serviço se expandiu possibilitando realizar e transferir ligações internas e externas. O serviço Voip do Poder Executivo também conta com o recurso de “fila de atendimento”, permitindo que os ramais associados a uma linha toquem simultaneamente.

Deste modo, a ligação é encaminhada para o atendente disponível, seja no mesmo ambiente de atendimento ou em outra cidade. Mas para isso é preciso fazer parte da “rede” governamental ligada ao serviço Voip.

A Sugesp é a responsável pela liberação das linhas telefônicas e ramais Voip para todas as entidades governamentais do Estado. Já a Setic, trabalha na implantação de aparelhos, monitoramento e remanejamento de linhas melhorando a comunicação e gerando economia para o Estado.

Gabriel Carrijo, gerente de infraestrutura da Setic, explica que em um ano, entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2021, foram realizadas pelo sistema Voip 14.600 chamadas, utilizando 775 ramais, totalizado 22.566 minutos. Esse volume por ser ampliado para seis mil ramais ativos, gerando uma economia para o Estado de mais de R$ 800 mil em 2020, tendo em vista que o minuto no serviço Voip custa cerca de R$ 0,04 (quatro centavos), muito mais barato que outros serviços que podem custar R$ 0,60 (sessenta centavos) o minuto.“Queremos ampliar o serviço, estamos fazendo uma nova licitação, renovando o contrato já existente que encerra em dezembro deste ano. Precisamos conhecer as necessidades das Secretarias para podermos aplicar e ampliar as melhorias no serviço”, finalizou o gerente.


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Fonte
Texto: Dandara Carvalho
Fotos: Edcarlos Carvalho e Máximus Vargas
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Convênios, Economia, Rondônia, Serviço, Tecnologia


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