10/08/2024

INTERAÇÃO

Alunos da rede municipal participam da Semana do Meio Ambiente no porto de Porto Velho

08 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, localizada no bairro Pedrinhas, em Porto Velho, tiveram uma manhã diferente nesta quinta-feira (8). Eles visitaram o porto público da capital e ainda participaram do  plantio de mudas no mirante portuário.

Na visita ao porto, os alunos plantaram mudas de árvores doadas pelo Batalhão Ambiental

A ação foi promovida pelo Núcleo Ambiental da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) em parceria com a Hermasa Navegação da Amazônia e a empresa BDX Florestas em comemoração à Semana do Meio Ambiente iniciada na segunda-feira (5).

“Quando cuidamos do meio ambiente, além de apenas plantar uma árvore e ensinar essas crianças a fazer isso, preservamos também o ecossistema como um todo, como um patrimônio público, e despertamos a consciência deles para questões importantes, principalmente sobre o uso responsável dos recursos naturais e preservação das florestas. Sem isso não temos perspectiva para as próximas gerações”, defendeu Cristiane Alaíde, bióloga da Soph.

Segundo a professora responsável pelos alunos, Rosineia Lima dos Santos, despertar a consciência ambiental nesta faixa etária já produz resultados. “Estes alunos fazem parte de um projeto denominado ‘Se Liga’ que atende a alunos de 8 a 9 anos de idade. A proposta é ampliar o conhecimento deles sobre diversas perspectivas além do muro da escola. Formamos também consciência crítica, pois no futuro serão cidadãos inseridos nesta sociedade, e nela atuarão. Se desde já incentivarmos o cuidado e a consciência da preservação, temos condições de reverter todas as projeções negativas da ação humana sobre o planeta”, reforçou a professora.

As mudas utilizadas na ação foram doadas pelo Centro de Reflorestamento do Batalhão da Polícia Militar.

Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt