Governo de Rondônia
27/04/2024

SAÚDE

Ações de prevenção contra a dengue são realizadas no Porto de Porto Velho

21 de março de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Técnicos realizaram uma palestra sobre prevenção e cuidados contra a dengue para os funcionários do Porto

Uma palestra reforçando a conscientização para eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, combate à dengue foi ministrada na quarta-feira (20) para funcionários e operadores portuários do Porto de Porto Velho que também participaram de um mutirão na área portuária para a localização de focos. As atividades foram desenvolvidas por representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Porto Velho (Semusa)

Outras cidades do Brasil estão enfrentando uma alta dos casos de dengue e reforços estão sendo tomados como a vacinação de grupos de riscos. A prevenção é o principal meio de evitar novos casos na cidade. Por estar localizado em um ponto de muita umidade e mata, o Porto então se mobilizou para elaborar uma campanha junto a esses órgãos para educar os funcionários nas questões de transmissão, sintomas e combate.

Equipes do Porto participam de atividades de prevenção à dengue

Segundo o técnico de endemias da Anvisa, José Roberto da Silva Costa, o melhor momento para eliminar os mosquitos é em sua fase larval, através da higienização dos chamados pontos fixos, como caixas d’águas, descarte adequado de pneus e garrafas ou com o uso de larvicida. Além disso, foi destacada a importância de se procurar um posto de saúde próximo para ser avaliado em caso de suspeita de dengue e tratar a doença em seus estágios iniciais, evitando complicações e agravamento do quadro do paciente.

Após a palestra, os funcionários da Anvisa e Semusa, acompanhados pela bióloga do Porto, Cristiane Correa,  e dos funcionários da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), percorreram alguns pontos do Porto, todos utilizando luvas e carregando sacolas plásticas para recolher resíduos sólidos que podem acumular água. Essa ação conjunta proporciona um cuidado a mais ao Porto, mas também pode ser exercitado no dia a dia dos funcionários, nas casas de cada um e na vizinhança em que moram.

Entre os recursos que podem ser utilizados pelos cidadãos além de eliminar focos de mosquito, é o Disque Denúncia da Anvisa no número (69) 98473-4794, que pode ser acionado caso for encontrado um terreno baldio ou propriedade com diversos focos, bastando apenas mandar uma mensagem pelo WhatsApp e oferecendo o endereço do local.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Guilherme Belém
Fotos: Guilherme Belém
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo