Governo de Rondônia
30/04/2024

PORTO PÚBLICO

Empresários do ramo pesqueiro conhecem estrutura portuária de Porto Velho

09 de dezembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

mares pescados (2)Empresários de São Paulo e Mato Grosso estiveram no Porto Público na manhã desta quarta-feira, 10, para conhecer a estrutura portuária disponível em Porto Velho para escoamento de produtos pela hidrovia do Rio Madeira.

De acordo com o diretor presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), Leudo Buriti, anualmente a hidrovia permite o transporte de 11 a 12 milhões de toneladas de cargas. “É possível navegar no rio Madeira o ano todo, mesmo no período de seca. A Marinha Brasileira está fazendo um levantamento denominado batimetria para indicar os pontos ideias para implantação da sinalização para transformar a via fluvial em hidrovia, como são nas estradas brasileiras”, explicou.

Além disso, segundo o diretor, há outro estudo que foi realizado pela Fenavega – Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária -apontando a vantagem de escoar a produção cultivada em Rondônia e no Norte de Mato Grosso pela mesma hidrovia. “Se esse produto for escoado por outra rota, há um aumento do custo em 30%, tornando inviável a comercialização desse produto”, reforçou Leudo.

Durante a apresentação, o assistente técnico em assuntos portuários, Edemir Brasil, destacou os índices alcançados pelo Porto Público e a estrutura disponível. “Dispomos de áreas para arrendamento com toda a estrutura necessária para operacionalização de qualquer tipo de carga durante o ano inteiro. Dentro dos próximos meses iremos adquirir tomadas reefer (para container refrigerado) para ampliar ainda mais a capacidade e variedade de cargas no Porto, mesmo que 85% da movimentação seja de graneis sólidos”, frisou Edemir.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo