Governo de Rondônia
12/12/2024

MODERNIZAÇÃO NA GESTÃO

Comunicação pública é ampliada com tecnologia VoIP e recepcionista digital

12 de dezembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Comunicação pública é ampliada com uso de telefonia VoIP e recepcionista digital no governo de Rondônia

O governo de Rondônia tem investido em modernização e tecnologia, que, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), tem implantado soluções inovadoras para aprimorar a comunicação pública. Na quarta-feira (4), equipes da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços (Coinfra) da Setic instalaram 18 novos aparelhos de telefonia Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) na sede da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas (Segep).

O sistema de telefonia VoIP e a Unidade de Resposta Audível (URA), conhecida como recepcionista digital, são exemplos dessa transformação, que aumentam a eficiência no atendimento aos cidadãos e otimizam o trabalho dos servidores estaduais.

A tecnologia Voz sobre Protocolo de Internet transforma sinais de voz analógicos em dados digitais, permitindo chamadas telefônicas internas e externas pela internet. Além de simplificar a comunicação, o sistema inclui recursos como a fila de atendimento, que distribui as ligações automaticamente para o atendente disponível, independentemente da localização, desde que conectado à rede governamental.

Segundo o gerente de VoIP, Marcos Oliveira, “o sistema elimina as barreiras físicas da telefonia tradicional, substitui os cabos por uma solução eficiente e versátil, essencial em locais onde as operadoras não atendem plenamente. Com o W-VoIP, também viabilizamos mensagens instantâneas e chamadas de voz diretamente em smartphones”, explicou.

RECEPCIONISTA DIGITAL

A Unidade de Resposta Audível, ou recepcionista digital, é outra solução implementada pela Setic para agilizar o atendimento. Oferecendo menus automáticos que direcionam as chamadas aos setores responsáveis, o sistema reduz filas de espera e elimina a necessidade de vários números telefônicos em uma única secretaria.

Instituições estaduais como a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RO), Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (Iperon) e postos do Tudo Aqui, em Porto Velho e Cacoal, já utilizam a URA. O serviço melhora a experiência dos cidadãos e traz mais eficiência para as secretarias e órgãos públicos.

TECNOLOGIA E RESULTADOS

O presidente do Iperon, Tiago Codeiro destacou que, a URA otimizou o atendimento do Instituto, centralizando as chamadas feitas em cerca de 70 ramais por um único canal. “A tecnologia reduz o tempo de espera e garante o direcionamento ágil das solicitações dos cidadãos, melhorando a eficiência e liberando os servidores para atividades mais estratégicas”, pontuou.

As tecnologias reafirmam o empenho da administração estadual com o cidadão e o servidor. O governo de Rondônia investe na inovação e modernização da gestão pública, buscando sempre integrar tecnologia e eficiência, a fim de garantir um serviço público mais ágil e acessível para todos.

Unidade de Resposta Audível do Iperon

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Fonte
Texto: Beatriz Galvão
Fotos: Maximus Vargas e Emiliano Matsunaga
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Comunicação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


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