Governo de Rondônia
11/12/2024

RETROSPECTIVA 2024

Iniciativas de transformação digital e segurança da informação são reforçadas em 2024

10 de dezembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Governo de Rondônia realizou em 2024, um conjunto de ações voltadas à transformação digital, proteção de dados e aprimoramento de sistemas essenciais

O governo de Rondônia comprometido com a efetividade e eficiência na prestação de serviços públicos por meio da tecnologia, realizou, em 2024, um conjunto de ações voltadas à transformação digital, proteção de dados e aprimoramento de sistemas essenciais, com o objetivo de tornar os serviços mais acessíveis e dinâmicos à população, promovendo inovação e transparência em várias áreas estratégicas do governo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações implementadas durante o ano, consolidam o estado como um exemplo de inovação e eficiência na gestão pública, além de viabilizar dinamismo com a modernização dos serviços digitais, e iniciativas que visam a inclusão digital e acessibilidade a todos os cidadãos.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

A jornada de transformação digital de Rondônia foi impulsionada pela regulamentação do Governo Digital Estadual, através do Decreto nº 29.168/2024, e por iniciativas que aprimoraram o acesso aos serviços públicos. Um marco dessa modernização foi o lançamento do novo design do Portal do Cidadão, que trouxe uma interface mais intuitiva e visualmente agradável para facilitar a navegação.

Jornada de transformação digital foi impulsionada por iniciativas que aprimoraram o acesso aos serviços públicos

Com essas e outras melhorias realizadas pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic),  o estado subiu no ranking nacional de oferta dos serviços públicos, criado e metrificado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). Rondônia se posiciona entre os líderes da transformação digital no país, e alcançou a 4ª posição entre os estados que mais avançaram no índice de oferta de serviços públicos digitais.

Além disso, o governo de Rondônia lançou o Guia de Linguagem Simples, o que torna os serviços mais acessíveis ao usar uma comunicação direta e inclusiva, atendendo especialmente àqueles que querem entender melhor seus direitos e os processos oferecidos pela Administração Pública.

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

O compromisso com a transformação digital foi reforçado em eventos importantes, onde foram debatidos tendências e desafios no setor tecnológico. Em outubro, a Setic, em parceria com Instituto Federal de Rondônia (Ifro) campus Porto Velho – Zona Norte, realizou o 1° Conexão Tech.RO + 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento reuniu um público diverso com mais de 1.200 inscritos, incluindo profissionais, estudantes e entusiastas da tecnologia. Foram três dias intensos de palestras, oficinas e mesas-redondas, focados no setor tecnológico.

SEGURANÇA DOS DADOS 

Para garantir a segurança dos dados dos cidadãos, Rondônia avançou significativamente nas práticas de proteção de dados, e alcançou o 2º lugar em maturidade em Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no cenário nacional. Além disso, Rondônia assumiu uma posição de destaque nacional ao integrar o Conselho Nacional de Proteção de Dados Pessoais e da Privacidade, fortalecendo seu empenho com a privacidade dos cidadãos.

SISTEMAS E SERVIÇOS

O engajamento do estado resultou, também, em avanços relevantes quanto aos sistemas e serviços públicos essenciais. Um exemplo foi o desenvolvimento da plataforma para o programa Vencer, criada pelo governo de Rondônia, que tem como objetivo a erradicação da pobreza por meio da capacitação e qualificação de cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

Clara, primeira assistente virtual, foi criada para simplificar o atendimento aos cidadãos

Novos serviços foram integrados ao Portal do Cidadão, incluindo a declaração e o resultado de exames para doadores de sangue, bem como a solicitação das imagens de videomonitoramento nos totens de segurança. A finalidade das melhorias direciona-se em aumentar a rapidez e acessibilidade, além de promover a eficiência no atendimento aos usuários.

DADOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Inovando com o uso de Inteligência Artificial (IA), Rondônia lançou a primeira assistente virtual, Clara. Integrada ao Portal de Transparência do estado, foi criada para simplificar o atendimento aos cidadãos ao responder dúvidas relacionadas ao tema. Além disso, o governo de Rondônia tem se empenhado no incentivo à modernização e inovação dos serviços financeiros destinados ao setor agrícola do estado. Essa evolução foi destaque na 11ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, onde o sistema de monitoramento financeiro recebeu reconhecimento por sua transparência e eficiência na gestão de recursos.

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

No campo da segurança digital, Rondônia demonstrou liderança ao assinar o Termo de Adesão à Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos (ReGIC). A assinatura, realizada pela Setic e Secretaria de Segurança da Informação e Cibernética do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (SSIC-GSI/PR), aconteceu no dia 4 de junho, em Brasília, e representa um grande avanço para a estrutura de segurança da informação do estado.

O superintendente da Setic, Delner Freire, enfatizou que os marcos e melhorias evidenciam o propósito transformador da Superintendência: prover soluções digitais e inclusivas para conectar pessoas ao estado. “Em 2024, alcançamos significativos avanços na transformação digital. Estamos trabalhando para contribuir para tornar o governo mais digital, ampliando a inclusão e a acessibilidade dos serviços públicos para todos os cidadãos.”

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Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Idan Souza
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Cidadania, Comunicação, Governo, Governo Fez e Faz, Legislação, LGPD, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Retrospectiva 2024, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia, Transparência


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