08/07/2024

TECNOLOGIA E TURISMO

Governo de RO lança assistente virtual para promover turismo no estado

08 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Tambamigo é um assistente virtual amigável, que pode ser acionado através da plataforma WhatsApp

Para expandir o alcance dos potenciais turísticos do estado, o governo de Rondônia lançou um assistente virtual (Chatbot), denominado “Tambamigo”, que fornece informações sobre o turismo em Rondônia. O assistente virtual foi elaborado a partir do Sistema Gerenciador de Mensagens (SGM), desenvolvido pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo do Estado de Rondônia (Setur). O sistema atende à necessidade de promover o turismo por meio da tecnologia, como parte do projeto de virtualização do Centro de Atendimento ao Turista (CAT digital).

O projeto visa facilitar o acesso às informações turísticas de forma rápida e dinâmica, por meio de um assistente virtual amigável, que pode ser acionado através da plataforma WhatsApp. Tudo isso na palma da mão do cidadão. Os benefícios da ferramenta são diversos, tanto para o setor de turismo quanto para o cidadão, pois oferece confiabilidade e agilidade das informações, além de captar as principais necessidades do público-alvo, proporcionando tomadas de decisão mais assertivas.

COMUNICAÇÃO E CONEXÃO

Além de simplificar a relação entre o Poder Público e o cidadão, o assistente virtual vai aumentar a capacidade de comunicação de forma transparente, entre os pequenos, médios e grandes empreendimentos turísticos, e a conexão entre o próprio município e os visitantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a iniciativa coloca Rondônia na vanguarda da inovação tecnológica no turismo. “Essa ferramenta vai proporcionar uma experiência moderna para os cidadãos e visitantes, ao mesmo tempo que fortalece o setor turístico e impulsiona o desenvolvimento econômico local,” pontuou.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Segundo o diretor técnico da Setic, Gabriel Carrijo, o lançamento do sistema é resultado de um trabalho conjunto, que busca modernizar e digitalizar o atendimento turístico, alinhando-se aos princípios da transformação digital. “Utilizamos tecnologia de ponta para criar um assistente virtual que está disponível 24 horas por dia, fornecendo informações precisas e úteis aos turistas. Acreditamos que essa inovação não apenas simplifica a comunicação, mas também melhora a experiência dos visitantes, destacou.

De acordo com o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, Rondônia inova no turismo e na tecnologia com o sistema gerenciador de mensagens e a ferramenta “Tambamigo”. “Essa iniciativa fortalece ainda mais o setor turístico e demonstra o cumprimento da nossa missão, que é, promover o desenvolvimento econômico do estado por meio do fomento ao turismo, e de políticas públicas sustentáveis voltadas ao comércio, serviços e turismo, concretizando-se pela transformação digital,” afirmou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Gisele Loise e Valéria Rodrigues

Comunicação, Evento, Governo, Lazer, Municípios, Porto Velho, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Serviço, Servidores, Turismo