27/04/2024

TECNOLOGIA

Portal do Cidadão com novo design proporciona melhorias visuais, funcionais ao acesso do cidadão

01 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Novo design do Portal do Cidadão introduz melhorias visuais e funcionais significativas

Com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário quanto ao uso da ferramenta, o Governo de Rondônia,  acompanhando o processo cada vez mais digital, realizou uma atualização na Plataforma Portal do Cidadão, na quarta-feira (31), a ação executada pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). O novo design introduz melhorias visuais e funcionais. A página está mais dinâmica, apresentando um menu lateral mais eficiente, que facilita o acesso às diversas categorias de serviços.

A classificação por categoria e órgão foi aprimorada, proporcionando um processo de busca mais ágil e simples. A modernização da interface e a nova paleta de cores tornam a navegação ainda mais agradável. Para atender às necessidades dos usuários em diferentes dispositivos, a plataforma foi otimizada para smartphones e tablets, garantindo uma experiência consistente. Outra melhoria foi a inclusão de informações relacionada à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), diretamente no Portal. Os detalhes do agendamento agora contam com uma página exclusiva, oferecendo transparência e praticidade.

Segundo a gerente responsável pelo desenvolvimento do Portal do Cidadão, Gezinéia Costa, as mudanças podem trazer dúvidas para o usuário, e pensando sempre na facilidade, foi disponibilizada uma página de contato dedicada ao reporte de dúvidas e feedback. “Caso o usuário encontre alguma dificuldade de navegabilidade, pode entrar em contato, que estaremos prontos para auxiliar”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as mudanças beneficiam os cidadãos e visam uma melhor integração entre o Governo de Rondônia e o atendimento à sociedade. “A plataforma é resultado do Governo Digital, instrumento integrado à transformação digital. Uma plataforma que economiza tempo dos cidadãos e melhora a estrutura da administração pública”, salientou.

PORTAL DO CIDADÃO

É uma plataforma integrada que unifica os serviços de interesse do cidadão, como agendamentos de Carteira de Identidade Nacional (CIN), Passe Livre do Idoso/Portador de Deficiências, solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, e mais de 68 outros serviços.

A plataforma utiliza a tecnologia de login único do Governo Federal, integrando-se ao GOV.BR. Com apenas alguns cliques, os cidadãos podem realizar agendamentos, solicitações e acompanhamentos, sem a necessidade de deslocamento até os pontos de atendimento. No desenvolvimento, a prioridade foi a funcionalidade, além de proporcionar uma experiência ao usuário de excelência.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Idan Luiz

Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia