29/06/2024

TECNOLOGIA

Primeiro Seminário de Tecnologia promove a colaboração entre os setores de Tecnologia da Informação do Estado

20 de outubro de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

O evento vai ocorrer nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, no auditório da Escola de Governo

O Governo de Rondônia realiza o 1° de Seminário de Tecnologia do Estado, “I Jornada TECH.RO”. A iniciativa é liderada pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, com o objetivo de  disseminar conceitos relacionados à modernização do setor público e o avanço tecnológico. O evento vai ocorrer no auditório da Escola de Governo situado no Térreo do Edifício Rio Jamari, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, das 8h às 13h, e é direcionado a todos os servidores e estagiários que atuam direta e indiretamente nas áreas de Tecnologia da Informação – TI do Estado.

Os servidores interessados em participar do seminário devem conferir a programação, e realizar a inscrição nas palestras ou workshops que desejarem participar, através do link: https://eventos.ro.gov.br/. Entre os objetivos da Jornada da Tecnologia está o fortalecimento da colaboração entre os setores de Tecnologia da Informação e Comunicação existentes nas Secretarias e Superintendências do Estado.

O evento vai contar com seis palestras abordando tópicos relevantes e atuais, cuidadosamente selecionados. Além disso, uma mesa redonda reunirá gestores de destaque na área de TI do Estado, para discutirem os principais desafios enfrentados na administração pública em relação à tecnologia, bem como as principais estratégias, metodologias e ferramentas para promover a transformação digital em benefício da população.

O evento, também inclui a realização de dois workshops: “BI na Administração Pública: Estratégias para Eficiência e Transparência” e “Boas Práticas no uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI”.

1º dia – 31 de outubro

AUDITÓRIO ESCOLA DE GOVERNO

8h – Defesa Cibernética em Profundidade – Leonardo Courinos, coordenador de Segurança da Informação da Setic e Gabriel Carrijo, diretor Técnico da Setic;
9h30 – Desafios e Estratégias: Compras de TI Descomplicadas – Hugo Viana, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia – TCE/RO;
11h – IA acelerando a Justiça – Felipe Oliveira Colen, backend developer do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – TJRO;
12h – Gestão de Serviços de TI no Governo de Rondônia – Gener Emanuel, gerente de Serviços de TI da Setic.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA DE GOVERNO

8h às 12h – WorkshopBI na Administração Pública: Estratégias para Eficiência e Transparência – Daniel Manvailer, Ana Flávia Barbosa e Isabella Teixeira, analistas de Dados da Setic.

2º dia – 1º de novembro

AUDITÓRIO DA ESCOLA DE GOVERNO

8h – Adoção do Ecossistema Apache para Engenharia da Dados – João Thomas Telles e Henrique Ferreira, cientistas de Dados da Setic;
9h – Desenvolvimento de soluções de sistemas com utilização de plataformas low-code – Boniek Bezerra, CIO da Secretaria de Estado de Finanças – Sefin;
10h30 – Mesa Redonda – Mercado e desafios de TI na Administração Pública – Janderson Thomaz, Setic; Gabriek Carrijo, Setic; Paulo Eduardo, Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia – Detran/RO; Rudny Wallas, Instituto de Previdência dos Servidores Públicos – Iperon; Boniek Bezerra, Sefin.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA DE GOVERNO

8h às 12h – WorkshopBoas Práticas no uso do Sistema Eletrônico de Informações – SEI – Diêgo Alexandre Duarte, Setic.

Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues

Capacitação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia