27/04/2024

RECONHECIMENTO

Porto de Porto Velho recebe prêmio de excelência do Ministério de Portos e Aeroportos

11 de agosto de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Evento promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, aconteceu em Brasília

Pelo segundo ano consecutivo, o Porto de Porto Velho foi homenageado com o Prêmio Portos+Brasil, durante um evento promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos – MPOR, no Clube Naval de Brasília, na quarta-feira, 9. A premiação, que está em sua 4ª edição, é uma honraria que destaca a excelência dos portos públicos do Brasil em diversas categorias. O Porto de Porto Velho obteve reconhecimento pelas conquistas alcançadas na gestão financeira e desempenho de suas operações.

Em e-mail enviado para a diretoria executiva do Porto de Porto Velho, o MPOR destacou: “A premiação é uma ocasião única para reconhecermos e homenagearmos os esforços notáveis de cada porto e uma excelente oportunidade para celebrar os sucessos alcançados. É com alegria que comunicamos que este porto foi vencedor de uma das categorias premiadas”.

No evento de 2022, o Porto de Porto Velho conquistou o 1º lugar na categoria “Avanço”, em razão de suas realizações no campo da infraestrutura portuária e operações eficientes. Este ano, o Porto ficou na 2ª colocação na categoria “Variação da Margem EBITDA”, um indicador utilizado para aferir a eficiência operacional e rentabilidade de uma empresa.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha,  presente no evento, ressaltou que esse notável avanço do Porto de Porto Velho fortalece sua importância como pilar fundamental para a economia do estado e para o dinamismo do comércio internacional, consolidando ainda mais Rondônia como um polo logístico estratégico na região.

“Recebemos o prêmio na categoria que avalia a maior rentabilidade da movimentação. Um reconhecimento importante para o Estado. Ficamos felizes por ter o Porto de Rondônia avançando e ganhando prêmios e ficar entre os melhores do país. É um trabalho que avança e coloca Rondônia no pódio do desenvolvimento”, destacou.

O diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia – Soph, empresa pública que administra o Porto de Porto Velho, Fernando Parente, destacou todo o trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão para melhorar os indicadores de desenvolvimento, modernização e progressão do Porto.

“O reconhecimento ocorre em mais um ano que o Porto de Porto Velho tem alcançado sucessivos avanços. No último semestre deste ano foram realizadas várias ações que fortaleceram a indicação ao Portos +Brasil”, pontuou.

Armazém de cargas alfandegado

Em um marco de cooperação, o Porto de Porto Velho finalizou um contrato de transição com uma empresa portuária para a gestão de um armazém de cargas alfandegado. Esse acordo permitirá a movimentação e armazenagem de contêineres destinados à importação e exportação, expandindo significativamente a capacidade e os serviços do porto.

Aumento de 32% na movimentação de cargas

No primeiro semestre deste ano, o Porto de Porto Velho exibiu um crescimento expressivo em sua atividade de movimentação de cargas, registrando um aumento impressionante de 32% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Novas Áreas para uso temporário

Com um olhar voltado para o futuro e alicerçado no crescimento sustentável, o Porto de Porto Velho disponibilizou quatro novas áreas para uso temporário. Essa iniciativa visa não apenas sustentar o crescimento contínuo do porto, mas também oferecer oportunidades valiosas para empresários e investidores que buscam adentrar no cenário portuário dinâmico do Brasil.

Projetos de reforma e ampliação

O porto está comprometido com o aprimoramento constante de suas instalações. Um projeto de reforma e ampliação do cais flutuante está em andamento, visando melhorar a eficiência das operações e proporcionar maior capacidade de atracação. Além disso, a retomada das obras da nova sede administrativa promete entregar um espaço moderno e funcional até o final deste ano.

Texto: Josi Gonçalves
Fotos: Alex Nunes