Governo de Rondônia
27/04/2024

TECNOLOGIA

Workshop de nivelamento sobre o Programa de Integridade na Administração é ministrado aos servidores

28 de julho de 2023 | Governo do Estado de Rondônia

Evento teve como objetivo nivelar o conhecimento

A Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, por meio da Comissão de Integridade da Setic, promoveu nesta semana, um workshop de nivelamento direcionado aos servidores, apresentando o Decreto Estadual n° 26.238, de 19 de julho de 2021, que institui o Programa de Integridade na Administração direta e indireta vinculadas ao Poder Executivo Estadual – Proin.

O evento teve como objetivo nivelar o conhecimento sobre o foco e relevância do programa de integridade, bem como aplicar questionário subsidiar a identificação e levantamento dos riscos relacionados à integridade, uma das fases de implementação do Programa.

O workshop foi ministrado pelo assessor de conformidade, Tiago Aguiar, que orientou sobre o conceito de “Risco de Integridade”, que diz respeito à vulnerabilidade institucional que pode favorecer ou facilitar práticas de corrupção, fraudes, subornos, irregularidades e quaisquer outros desvios éticos e de conduta. “A compreensão clara dessa definição é essencial para que os servidores possam estar cientes dos desafios e ameaças à integridade no ambiente de trabalho e contribuam para o combate a essas práticas”, destacou.

Outro ponto abordado no evento foi “Fatores de Risco”, que consiste nos motivos e circunstâncias que podem ocasionar, causar ou incentivar condutas que violem a integridade.  O Superintendente da Setic, Delner Freire frisou a importância de conhecer esses fatores. “É fundamental para que a Setic possa desenvolver estratégias de prevenção e controle, evitando situações que possam comprometer a conduta ética e a transparência da instituição”, afirmou.

A Setic aderiu ao Proin em novembro de 2022, por meio de Termo publicado no Diof. Atualmente está em processo de implementação do Programa, com previsão para lançamento do Plano de Integridade para dezembro deste ano (2023).


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Valéria Rodrigues
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Inclusão Social, Justiça, LGPD, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo