Governo de Rondônia
16/01/2025

EXPORTAÇÃO

Cônsul de Cuba conhece estruturas portuárias do Porto Público de Porto Velho

18 de março de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Turcios Lopes, cônsul de Cuba e Edinaldo Gonçalves, diretor de fiscalização e operação, visitam cais flutuante

Turcios Lopes, cônsul de Cuba e Edinaldo Gonçalves, diretor de fiscalização e operação, visitam cais flutuante

Sediado em Manaus (AM), o consulado de Cuba atua no incremento de relações bilaterais dos Estados da região Amazônica com aquele país. Nesta semana, o cônsul geral, Turcios Lopes, visitou empresas e instituições rondonienses e conheceu, inclusive, as estruturas portuárias disponíveis no Porto Público de Porto Velho, na manhã desta sexta-feira (18).

A diretoria executiva da Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph) apresentou ao representante cubano as formas de movimentação de cargas gerais e graneis, números, estrutura e projetos de modernização. “O Porto Público é o corredor do Arco Norte, principal aposta logística do agronegócio do país. A previsão é aumentar a capacidade de embarques para mais de 60 milhões de toneladas de grãos até 2025”, explicou o diretor presidente, Leudo Buriti.

Turcios também teve a oportunidade de expor algumas peculiaridades do país de origem, como a potencialidade do mercado consumidor de mais de 11 milhões de habitantes. “O fim do embargo norte americano, existe uma demanda reprimida de pelo menos 5 milhões de visitantes por ano, motivados pelo turismo. Para atender esses turistas precisamos de produtos como peixes, carnes, frutas e especialmente grãos. A relação comercial com Rondônia pode ser fortalecida, uma vez que o Estado já dispõe de estrutura para escoar essa produção exportando diretamente para Cuba, reduzindo consideravelmente os custos”, declarou o cônsul.

Ele explicou ainda que, apesar da crescente demanda, o país ainda é carente de tecnologias necessárias para produzir e atender a deficiência do mercado interno. “Por isso buscamos parcerias, o Brasil é um país promissor, assim como Rondônia desponta dos demais. De acordo com informações repassadas pela comitiva que nos acompanhou durante esta visita, poderemos estreitar as negociações durante a realização da feira Rondônia Rural Show, quando um representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) estará presente e poderá viabilizar a efetivação desta parceria comercial vantajosa para ambas as partes”, reforçou Turcios.

Saiba mais:
Granéis são responsáveis por 85% da movimentação de cargas no Porto Público de Porto Velho
Porto de Porto Velho supera a marca de 2,8 milhões de toneladas de cargas transportadas em 2015


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo