Governo de Rondônia
29/03/2024

PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Dia Internacional de Luta contra a Aids é lembrado em palestra na Sipat

30 de novembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

palestra-aids-sipat_30-11-2016_rafaela-schuindt-1O dia 1º de Dezembro foi definido como Dia Internacional de Luta contra a Aids, uma data voltada para que o mundo una forças para a conscientização sobre a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, foi lembrado durante o terceiro dia da programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) promovido pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo) em parceria com a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH).

A palestra foi ministrada pela médica infectologista Maiara Soares e pelas alunas do oitavo período do curso de Psicologia da Ulbra Porto Velho, composto por Jakeline Arruda, Andrea Custódio, Rafaella Oliveira e Divina Silva, que explicaram a necessidade da prevenção através do uso do preservativo, uma vez que não há cura. “Temos disponível um tratamento que pode dar qualidade de vida ao portador do vírus, mas infelizmente ainda não dispomos de cura. A conscientização é sempre a melhor forma de multiplicar a informação”, reforçou a médica.

Segundo a especialista, na América do Sul são mais de 1,4 milhão de infectados com o vírus. “A África é o país com maior número, são ao todo 20 milhões de pessoas infectadas. No Brasil, existem 7 para cada 1000 habitantes, representando 830 mil pessoas com o HIV. Em 2015 foram registradas 44 mil novas infecções e 15 mil mortes pela doença. Prevenir é melhor a ser feito, contudo, quanto antes for descoberto o caso é mais fácil tratar. Toda a rede pública de saúde está preparada para fazer os testes e atender essa demanda”, explicou Maiara.
No final da palestra, foi entregue aos participantes folhetos informativos e preservativos.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo