Governo de Rondônia
27/04/2024

EXPORTAÇÃO

Mais de 500 metros cúbicos de madeira originada de floresta plantada é enviada ao mercado internacional pelo Porto Público

04 de julho de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Na última semana, mais de 500 metros quadrados (m³) de madeira em toras de origem de florestas plantadas foram enviados pelo Porto Público de Porto Velho para o mercado internacional. “Nossos clientes estão na Ásia, Índia e Vietnã, principalmente, que exigem um produto de qualidade e agilidade na remessa da carga”, explica Rafael Martins, sócio da empresa rondoniense BDX Florestas.

A previsão é de que o material seja entregue em 60 dias. “Todo o processo aduaneiro foi realizado rapidamente pela estrutura portuária disponível na capital”, explicou.

Empresário Rafael Martins, BDX Florestas, fala sobre os resultados da floresta plantada

Empresário Rafael Martins, BDX Florestas, fala sobre os resultados da floresta plantada

Acompanhando uma tendência nacional de incentivar o plantio de árvores para fins comerciais, o Governo do Estado de Rondônia regulamentou o setor através do Decreto 15.933 de 19/05/2011 e da Instrução Normativa nº 01/Sedam – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental, onde são apontadas diversas modificações que favorecem o reflorestamento de espécies nativas e exóticas.

Segundo a Sedam, uma das espécies cultivadas em Rondônia é a teca, que compreende aproximadamente 16 mil hectares, e representou em 2015 a comercialização e exportação superior a U$S 62 milhões. “O principal mercado consumidor é a Ásia. A tendência é aumentar cada vez mais o volume de madeira enviada para o exterior”, explicou Edgar Menezes Cardoso, coordenador do projeto Floresta Plantada.

A BDX Florestas é especializada em exportação de madeira e móveis industrializados. Rafael Martins falou sobre o interesse do mercado internacional no produto. “As florestas plantadas produzem madeiras que podem ser utilizada para geração de energia, produção de móveis, indústria naval no acabamento de navios e até mesmo na construção civil”, citou.

Segundo o empresário, o reflexo do investimento em florestas plantadas é a origem da madeira com certificação para exportação.

Segundo ele, a capacidade de operacionalização de cargas da empresa é de aproximadamente 800 contêineres/mês.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Rafaela Schuindt
Fotos: Rafaela Schuindt
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Sem categoria


Compartilhe


Pular para o conteúdo