Governo de Rondônia
Wednesday, 20 de October de 2021
Programas e Projetos

Processo de Escuta

Governo do Estado de Rondônia

Entre os dias 20/10/2020 e 03/11/2020 foi realizada a Escuta da Sociedade para entender melhor sua visão sobre o ensino médio atual e seus anseios sobre o Novo Ensino Médio.

Este processo de escuta ocorreu por meio da aplicação dos questionários online, direcionados aos estudantes matriculados em escolas públicas e privadas, no 9º ano do ensino fundamental e nas turmas do ensino médio, como também aos professores e gestores escolares de escolas públicas e privadas que atendem ao 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, membros das comunidades escolares e representantes de instituições e organizações ligadas à educação.

Para promover o engajamento dos atores sociais que participaram da pesquisa foram realizadas várias ações, dentre elas:

  • O Dia de Engajamento das ações de Elaboração do Referencial Curricular do Ensino Médio no Estado de Rondônia;
  • Mobilização das escolas de 9º ano EF e Ensino Médio para que fosse tratado sobre o Novo Ensino Médio e iniciado o preenchimento dos questionários de escuta pelos estudantes, professores, gestores, servidores de apoio e famílias;
  • Comunicação às Secretarias Municipais de Educação, instituições e às demais organizações sobre o Processo de Escuta (ONG’s, sindicatos, universidades e outras organizações de interesse);
  • Divulgação nas redes sociais e sites: utilizando recursos como banner, vídeos e chamamentos para envolver público alvo do processo de escuta;

A partir das respostas aos questionários foi possível identificar, como os estudantes aprendem e como os professores entendem que podem garantir a aprendizagem e o desenvolvimento dos seus estudantes.

O mapeamento buscou levantar, também, os temas, as características, os potenciais e as necessidades de nosso Estado visando a elaboração dos Itinerários Formativos.

Assim sendo, com a análise da situação das escolas, foi possível entender se as equipes escolares, a infraestrutura das escolas e demais condições adequam-se ou podem ser aprimoradas para garantir a implementação do percurso proposto para os Itinerários Formativos do Currículo do Ensino Médio.

Desse modo, podemos afirmar que o processo de escuta apoiou diretamente na elaboração do Referencial Curricular do Ensino Médio do Estado de Rondônia.

O compilado das respostas de cada grupo pode ser visto nos arquivos abaixo:

Relatório de Escuta dos Estudantes

Relatório de Escuta Professores

Relatório de Escuta Gestores

Relatório de Escuta Instituições

Relatório de Escuta Comunidade Escolar


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