09/08/2024

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Governo de RO avança na política de alfabetização com encontro do Programa de Avaliação

09 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Evento aconteceu na quinta-feira (8), em Porto Velho e contou com a presença dos coordenadores regionais do programa

O governo de Rondônia promoveu um importante encontro para alinhar a Política Estadual de Alfabetização, o Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) Rondônia. O evento, que ocorreu na quinta-feira (8), em Porto Velho, contou com o alinhamento das políticas da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), Proalfa e do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), e apresentações dos servidores do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Vinicius de Moraes e Gabriela Mafra.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o encontro teve a presença dos coordenadores regionais do programa, totalizando 54 participantes, três de cada Superintendência Regional de Educação (Super). Durante o evento, foram discutidas estratégias para o monitoramento e a implementação das diretrizes estabelecidas, com foco no aprimoramento das práticas pedagógicas que garantirão a alfabetização de todas as crianças do estado até o final do segundo ano do ensino fundamental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o alinhamento das políticas de alfabetização é essencial. “O governo tem investido em iniciativas que buscam garantir que as crianças do estado tenham acesso à educação, desde o início da trajetória escolar, e o Proalfa é um pilar fundamental ao cumprimento dessa meta”, ressaltou.

Encontro também proporcionou um espaço de escuta

A secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo, destacou a relevância da colaboração e do financiamento. “A Renalfa é uma rede de apoio que não existe sem o Proalfa, e estamos felizes com o financiamento que está possibilitando o avanço do programa. Rondônia tem se destacado nas discussões nacionais, e nossas sugestões estão sendo consideradas para facilitar o trabalho de formação. O trabalho tem sido realizado para reduzir a burocracia e garantir uma alfabetização eficiente, evidenciando ainda mais, o estado de forma positiva.”

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

Além das apresentações técnicas, o encontro proporcionou um espaço de escuta, visando a troca de experiências entre os coordenadores regionais que compartilharam as boas práticas e desafios enfrentados na implementação do Proalfa, permitindo um enriquecimento coletivo das estratégias. Durante a escuta, o impacto positivo das políticas de alfabetização nas comunidades escolares foi destaque. Os participantes ressaltaram como o programa tem contribuído para redução dos índices de analfabetismo e ao aumento da qualidade da educação no estado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho

Capacitação, Cidadania, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade