Governo de Rondônia
27/02/2024

CAERO – Conselho de Alimentação Escolar de Rondônia

Governo do Estado de Rondônia

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) é um órgão colegiado de caráter fiscalizador, permanente, deliberativo e de assessoramento, instituído no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, composto por, 21 (vinte e um) Conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, sendo, representantes do Poder Executivo, das Entidades  de Docentes e de Trabalhadores da Educação, Entidades de Sociedade Civil Organizada  e Pais de Alunos.

Os CAEs têm como principal função zelar pela concretização da alimentação escolar de qualidade, por meio da fiscalização dos recursos públicos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que complementa o recurso dos Estados, Distrito Federal e Municípios, para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

A Lei Complementar nº 177, de 09 de julho e 1997, instituiu o Conselho de Alimentação Escolar do Estado de Rondônia – CAERO com a finalidade de fiscalizar e controlar a aplicação dos recursos destinados à alimentação escolar; nos estabelecimentos públicos estaduais de ensino.

O Conselho de Alimentação Escolar em Rondônia – CAE/RO, foi regulamentado pela Lei Complementar 722/2013 com a responsabilidade de fiscalizar, deliberar, monitorar, assessorar e realizar o controle social do PNAE, com visitas In Loco semestral em todas as Escolas do Estado de Rondônia. Assim, tem condições de dar um parecer conclusivo, para aprovar, com ressalvas ou não, as contas da Seduc, além de garantir uma alimentação saudável e segura aos nossos alunos.


Compartilhe


Pular para o conteúdo