Graduanda da Unir aplica Letramento Literário na Escola Araújo Lima

05 de junho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

O Letramento Literário despertou o interesse dos alunos da Araújo Lima pela leitura e pintura

Na última segunda-feira (3), os alunos do 2º ano “A”, do turno da manhã, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Araújo Lima, participaram do  último encontro do primeiro ano de aplicação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic),  da graduanda da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Vitória Siton.

Os alunos estão sendo acompanhados desde o primeiro ano, em 2018 e  participaram de mais uma aplicação de Letramento Literário, na qual foi utilizado o livro “O Voo do Golfinho”, do autor angolano Ondjaki, cuja temática principal é a identidade.

Siton disse que para a interpretação, a Escola Araújo Lima cedeu materiais, como: telas, tintas e pincéis para que cada aluno utilizasse a criatividade respondendo à pergunta: “Como eu me vejo?”.

O projeto que conta com a orientação da professora Fátima Molina, da UNIR, envolveu toda a escola quando, ao final, expôs os quadros resultantes da atividade. Alunos de outras séries e professores puderam apreciar as obras.

Vitória Siton, é acadêmica de Língua Portuguesa da Unir,  e pretende aplicar a pesquisa por mais dois anos na escola, acompanhando-os até o último ano do ensino médio.

O letramento literário visa o contato leitor-obra de forma efetiva, visto que as escolas têm focado nos períodos literários (uma padronização do ensino) e esquecido de um fator essencial: a formação do leitor literário. Sendo assim, o primeiro ano do projeto trabalhou textos curtos, uma vez que a rotina de leitura dos alunos era escassa (dados coletados por meio de entrevistas e questionários), mas sempre buscando fazer com que a turma se envolvesse e desenvolvesse as capacidades de leitura, escrita e interpretação, por meio de metodologias dinâmicas, divertidas e criativas para trabalhar a literatura.

Com a aprovação do projeto para mais um ano, o objetivo é trabalhar textos maiores e mais amplos com a mesma turma, além de outras atividades como a realizada na úlitma segunda-feira, uma vez que o letramento literário é uma ação extremamente social, a qual visa desenvolver leitores e cidadãos por meio do contato com textos literários e, consequentemente, com a comunidade e todo o contexto que rodeia cada estudante.
O projeto é executado durante as aulas de Língua Portuguesa cedidas pela professora Angela Soares e contou com o apoio da direção desde agosto de 2018.

Texto: Antônio Queiroz/Vitória Siton
Fotos: Divulgação/Vitória Siton