Combate ao Aedes aegypti mobiliza estudantes e professores de Rondônia

19 de fevereiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Solenidade de abertura do dia 'Z'_Plano nacional de combate à microcefalia_19.02.16_Foto_Daiane Mendonça (22)

Solenidade na manhã desta sexta-feira, 19, marcou a mobilização da Educação de Rondônia contra o Aedes aegypti

A rede estadual de ensino iniciou simbolicamente, nesta sexta-feira (19), o engajamento na campanha pela erradicação do mosquito ‘Aedes Aegypti’. Com a presença do ministro chefe da Controladoria Geral da União, Carlos Higino Alencar, foi lançada na escola Major Guapindia, no bairro São João Boscco, o Dia Z de Combate ao transmissor do zika vírus, dengue e chikungunya. O governador Confúcio Moura fez uma convocação a alunos e professores: “é como um dever patriótico, um chamado para a guerra. Todos devem participar”, afirmou.

A mobilização faz parte da estratégia do governo federal que é mobilizar 55 milhões de estudantes e 5 milhões de professores na campanha para combater o zika vírus, que é uma das doenças transmitidas pelo ‘Aedes Aegypti’. Falando a uma plateia formada por alunos, professores e diretores de escolas, além de secretários de estado e parlamentares, Confúcio Moura explicou que ainda não são conhecidos todos os impactos da doença sobre as pessoas.

O governador pediu que cada aluno e professor faça sua parte: verificar e eliminar regularmente locais ou recipientes abandonados com água parada, que são o ambiente onde o mosquito prolifera. Aos estudantes, recomendou que a operação sejam feita na escola, nas próprias casas e vizinhança. “Eu faço isto sempre. Vocês também devem fazer. E se todos da casa participarem, o trabalho termina mais cedo”, orientou.

Solenidade de abertura do dia 'Z'_Plano nacional de combate à microcefalia_19.02.16_Foto_Daiane Mendonça (18)

Estudantes foram convocados a atuarem nas escolas e nas próprias casas na luta contra o mosquito

EXEMPLO

Especificamente aos professores, Confúcio pediu empenho para que deem exemplo. “Só falar não é suficiente. É preciso fazer”, afirmou. Presente ao evento, o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Educação, Márcio Félix, foi apontado como vítima do “Aedes Aegypti”. Félix ficou doente cinco dias e os exames apontaram que fora acometido de dengue.

Designado pela presidente Dilma Rousseff para representa-la no evento, o ministro Carlos Alencar exaltou o envolvimento do Exército Brasileiro na campanha e revelou que 220 mil militares participaram, no sábado (13), do Dia Nacional de Combate a Dengue. Ele agradeceu ao general Ricardo Augusto Costa Neves, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, pela participação da tropa nas ações preventivas em Rondônia.

REVOLUÇÃO

O envolvimento do setor educacional, que inclui as escolas oficiais e privadas, conforme Carlos Higino Alencar, tem como meta aproveitar a influência que os estabelecimento têm sobre as comunidade e o entorno de onde estão localizadas. “Nossos alunos podem fazer uma revolução no combate ao mosquito”, afirmou.

O ministro citou o trabalho realizado pelo sanitarista Oswaldo Cruz, no início do século passado, no Rio de Janeiro, onde enfrentou uma revolta popular por encabeçar uma campanha para a erradicação de doenças que eram transmitidas por mosquitos.

RECURSOS DISPONÍVEIS

Carlos Higino afirmou que, agora, a juventude tem importante papel de protagonista, pois pode ajudar a mudar o comportamento da sociedade em favor da saúde, como Oswaldo Cruz conseguiu como cientista. Ele também assegurou que não faltarão recursos do governo federal para esta campanha e que está em andamento parceria com o governo dos Estados Unidos para descobrir vacinas contra os males transmitidos pelo ‘Aedes’.

Ministro afirmou que não faltarão recursos para as ações de combate ao Aedes aegypti

Diretores de escolas anunciaram campanhas envolvendo alunos e professores para combater o mosquito e suas consequências. Na escola estadual Jorge Teixeira, localizada no bairro Ulisses Guimarães, a subdiretora Milena Cristina Monteiro Furtado disse que no sábado (20), reunirá estudantes dos três turnos para uma passeata. O objetivo é divulgar e conscientizar os moradores do bairro para os cuidados que devem ter para combater o ‘Aedes Aegypti’. Também estão previstas palestras e teatro com o mesmo tema.

Veja fotos do Dia Z

Outra mobilização, mas voltada para a rede municipal, acontecerá na escola Marcelo Cândia, no bairro Marcos Freire, de onde alunos e professores de diversos estabelecimentos sairão para inspecionar 3 mil imóveis da região.

A secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli, e o secretário estadual da Saúde, Wiliames Pimentel, também reforçaram a necessidade do compromisso com a saúde pública a partir das ações preventivas nas residências.

Saiba mais:
Governador Confúcio Moura fiscaliza prédios e órgãos públicos contra o Aedes aegypti
Mobilização e disciplina marcam Dia Nacional de Combate ao ‘Aedes aegypti’ em Rondônia
Servidores da Soph mobilizam comunidade do entorno do Porto de Porto Velho para combate ao Aedes egypti

Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça

Educação, Evento, Governo, Rondônia, Saneamento, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade