27/04/2024

VOLTA ÀS AULAS

Com foco em novas conquistas para a Educação, Governo realiza abertura do Ano Letivo 2024 em Rondônia

15 de fevereiro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A cerimônia de abertura do Ano Letivo da rede estadual de ensino aconteceu no município de Rolim de Moura

Em Rondônia, a cerimônia de abertura do Ano Letivo da Rede Estadual de Ensino aconteceu na manhã da quinta (15), no município de Rolim de Moura, na escola Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira; na oportunidade foi feita a entrega de kits pedagógicos e materiais. Atualmente, a Rede Estadual de Ensino é composta por 408 escolas, 10.783 mil professores e 177.189 alunos.  Em 2023, o Governo de Rondônia investiu mais de R$ 2,7 bilhões em Educação, deixando as escolas mais estruturadas para recepcionar os alunos neste novo ciclo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o início das aulas nas escolas estaduais vem acompanhado da proposta de novas conquistas para a Educação. “Em 2023 ultrapassamos os 25% de investimento para a Educação, exigidos pela Constituição. O Governo tem aplicado cada vez mais recurso na Educação nos últimos anos com melhoria da estrutura das escolas, aquisição de equipamentos, veículos, ônibus rodoviários para excursão e reajuste salarial aos profissionais da Educação”, ressaltou.

A secretária de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini acrescentou que, 100% das escolas estaduais passaram por revitalização e estão prontas para receber os estudantes. ‘‘Todas receberam reforma, ampliação ou algum tipo de melhoria. Ao longo da gestão foi fortalecido os veículos à disposição da Educação, são 360, desde caminhões frigoríficos a frota do transporte escolar,’’ pontuou.

A escola Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira é composta por cerca de 1.300 alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio

ESTRUTURA

Na escola Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, por exemplo, foi realizada, recentemente, uma pintura geral. A instituição também passou a ter um novo refeitório e houve a instalação de placas solares, além de ter recebido diversos materiais pedagógicos. Nela, estão matriculados cerca de 1.300 alunos do 6º ao 3º ano do Ensino Médio.

A escola que existe desde 1982, mesmo ano de instalação do estado de Rondônia, vive uma fase com os investimentos recebidos. O diretor Gildo Benedito Ramos estima que, em 2023, cerca de R$ 2 milhões foram aplicados na unidade, entre infraestrutura e equipamentos.

Os estudantes estão provando que as melhorias estão resultando em ganho na aprendizagem. A escola Aluízio vem crescendo em índices de avaliação. Um exemplo disso é que, 54 alunos tiveram um alcance de nota superior a 700 pontos no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Esse resultado repercutiu em Rolim de Moura, tanto que, quando começou o período de matrículas não conseguimos atender a todos que queriam vir para a escola, por considerarem essa uma excelente instituição educacional”, afirmou o diretor.

APRENDIZAGEM

Natan Silva alcançou mais de 700 pontos no Enem e ingressou no curso de Direito

O estudante Natan Silva Martins concluiu o Ensino Médio na escola Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira e destacou que, o Revisa Enem do Governo de Rondônia, projeto criado para reforçar o aprendizado do Ensino Médio, é muito importante, especialmente para os que não têm recurso para um curso preparatório ao vestibular. “Agradeço todo o apoio da escola, através desse Projeto do Governo, o Revisa Enem consegui uma nota satisfatória no Enem, mais de 700 pontos, e ingressei no curso pretendido, o de Direito”, comemorou.

O investimento do Governo tem alcançado todas as escolas estaduais e os resultados também. Maria Eduarda Amancio conclui o Ensino Médio na escola Cândido Portinari, Rolim de Moura, e é um exemplo que, com a dedicação do estudante, combinada com as melhorias no ensino; promovidas pelo Governo, é possível alcançar bons resultados e realizar sonhos.

‘‘A preparação que a escola me proporcionou fez total diferença, tanto que eu não paguei nenhum tipo de cursinho, todo o meu aprendizado veio das aulas dadas pelos professores, pelas plataformas do Governo e também pelos conteúdos que a gente acha na internet, principalmente simulados’’. No Enem, a estudante alcançou nota 940 na redação, 793 em Matemática, 620 em Humanas, 570 em Linguagem e 540 em Ciência da Natureza, o que garantiu o ingresso no curso de Odontologia.

Alana Gabriele do Nascimento concluiu o Ensino Médio na escola Juscelino Kubitschek, em Santa Luzia d’Oeste, também na região da Zona da Mata, e agradece ao apoio da escola para realizar o sonho de ser psicóloga. ‘‘Estudei pela plataforma do “Agora Vai Enem”, onde fazia redações mensais, e tive a ajuda dos professores. Alcancei 710 pontos no Enem e pretendo cursar Psicologia na Unir. Com os investimentos do Governo do Estado conseguimos alcançar nosso objetivo, de ingressar em uma universidade’’, salientou.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Frank Néry

Cerimônia, Educação, Região Zona da Mata, Rolim de Moura, Rondônia, Servidores, Sociedade