05/10/2024

TECNOLOGIAS DIGITAIS

Seminário Regional de Tecnologia reúne mais de 500 participantes em Rolim de Moura

04 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O evento reuniu 550 pessoas, entre professores, gestores e estudantes, com participação da Super de Alta Floresta d’Oeste

O governo de Rondônia promoveu a 13º edição do Seminário Regional de Tecnologia (Sertic) no município de Rolim de Moura. Essa iniciativa teve o objetivo de promover a inovação e integração das tecnologias digitais no ambiente educacional, proporcionando aos professores e estudantes, oportunidade de explorar novas ferramentas e metodologias de ensino. O evento reuniu 550 pessoas, entre professores, gestores e estudantes.

O Seminário foi promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), por meio da Gerência de Tecnologia Educacional (GTEC/PVH), que está realizando todos os seminários neste segundo semestre, junto às superintendências regionais de educação (Supers).

Com o tema “Conectando Saberes: Professores na Era Digital”, o Seminário foi realizado no dia 24 de setembro, no auditório de uma instituição de ensino superior privada, e contou com a participação da Superintendência Regional de Educação do município de Alta Floresta d’Oeste.

INOVAÇÕES METODOLÓGICAS

O governo de Rondônia considera que, no contexto das mudanças educacionais proporcionadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), o professor desempenha um papel fundamental. Os estudantes gostam e usam a tecnologia, por essa razão a escola se torna um espaço que pode ser aproveitado para que as formas de aprender sejam ampliadas com o auxílio dos recursos tecnológicos.

APRESENTAÇÃO DOS PROJETOS

Os alunos apresentaram seus trabalhos

Para a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, os estudantes tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, receber feedbacks construtivos e estabelecer contatos com alunos e professores de outras escolas. “O Sertic reflete o trabalho da gestão em promover práticas educacionais inovadoras e empreendedoras. O evento inspira novas formas de pensar e agir, capacitando jovens e educadores a liderar a construção de um futuro mais criativo e sustentável”, enfatizou.

Os projetos apresentados foram divididos em duas categorias:

ReMaker: focado em projetos de robótica, esta categoria incentivou a criatividade e inovação através da prototipagem e experimentação, utilizando a cultura Maker.

Práticas Inovadoras: esta categoria destacou projetos que utilizaram recursos educacionais digitais (REDs) e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para enriquecer a experiência de aprendizagem.

De acordo com a superintendente Regional de Rolim de Moura, Rita Degam, as tecnologias digitais mudaram a forma de aprender. “O impacto na educação se faz por meio dos professores, pois a tecnologia na sala de aula é só uma ferramenta, havendo a necessidade do interação professores, estudantes e corpo técnico. Todo o processo de transformação neste âmbito pode desencadear mudanças dinâmicas na estrutura educacional”, disse.

ESCOLAS PARTICIPANTES

No Seminário, foram socializados 15 projetos inovadores com uso das TDICs e Robótica Educacional Maker, por professores e alunos das escolas:

Superintendência Regional de Rolim de Moura

• Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Maria do Carmo de Oliveira Rabelo – Rolim de Moura;
  • Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Cândido Portinari – Rolim de Moura;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Monteiro Lobato – Rolim de Moura;
  • Escola Estadual de Ensino Médio Aurélio Buarque de Holanda – Nova Brasilândia;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Carlos Drummond de Andrade – Rolim de Moura;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Comandolli Lira – Rolim de Moura;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aluízio Pinheiro Ferreira – Rolim de Moura;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alexandre de Gusmão – Nova Brasilândia;
  • Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM VIII) – Rolim de Moura;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Nilson Silva – Rolim de Moura;
  • Escola Estadual de Ensino Fundamental Ulisses Guimarães – Rolim de Moura;

Superintendência Regional de Alta Floresta d’Oeste

• Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Artur Costa e Silva – Alto Alegre dos Parecis;
  • Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Juscelino Kubitscheck de Oliveira – Alta Floresta d’Oeste.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Elaine Santos
Fotos: Rita Degam

Capacitação, Cidadania, Ciência, Comunicação, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Rolim de Moura, Rolim de Moura, Tecnologia