27/09/2024

DESENVOLVIMENTO DOCENTE

Programa de formação docente no desenvolvimento pessoal, profissional e pedagógico é oferecido a professores

23 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O curso está sendo implementado para a equipe gestora e professores dos anos finais do ensino fundamental e etapa do ensino médio

Professores da Rede Púbica Estadual de Ensino estão participando de uma formação continuada promovida pelo governo de Rondônia, com objetivo de promover a preparação docente alicerçada na visão de formação integral dos profissionais da educação, tendo em vista o desenvolvimento pessoal, profissional e pedagógico. São 8.650 vagas ofertadas para a equipe gestora e professores dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, com uma carga horária de 120 horas, distribuídas no período de junho a novembro, através de uma plataforma educacional. Durante o curso são ofertados três encontros online por meio do Canal da Gerência de Formação Continuada no YouTube, com duração de 50 min, para cada módulo.

A formação tem uma carga horária de 120 horas

FORMAÇÃO ONLINE

O Programa de Formação Trilha de Desenvolvimento Docente é um curso de extensão que iniciou em 12 de junho. De acordo com a secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, o estado possui 405 escolas, com aproximadamente 190.846 alunos e cerca de 17.600 servidores entre professores, analistas e técnicos escolares. O projeto envolve ainda, 405 diretores de escolas distribuídos em 18 Superintendências Regionais de Ensino (Super).

“Embora o curso esteja sendo ofertado na modalidade online, com acesso a vídeoaulas profissionais, exercícios de aprendizagem e leituras adicionais via links, cada cursista terá acesso a um livro impresso para ser utilizado durante todo o período de formação, e tutores online disponíveis para sanar as dúvidas existentes. As plataformas digitais favoreceram a flexibilidade do curso como um diferencial”, explicou.

1.721 professores já concluíram a formação

ESTRUTURA DO CURSO

Segundo a gerente de Formação Pedagógica, Luciana Dermani e a coordenadora da formação, Ana Paula Souza Maia, 1.721 professores já concluíram a formação. A gerente destacou ainda que 0 curso está dividido em três blocos de desenvolvimento que incluem o pessoal, profissional e pedagógico. “O material “Trilha de Desenvolvimento Docente” de cunho pedagógico psicológico e profissional, tem foco no desenvolvimento integral, abrangente e relevante nasceu da reflexão sobre os questionamentos da construção de cenários da aprendizagem.

“De natureza interdisciplinar, a “Trilha de Aprendizagem” conecta componentes e objetos do conhecimento a um diálogo entre saberes, objetivos e competências para a formação do profissional. Tudo isso dividido em 12 passos que subsidiarão os profissionais de educação promovendo segurança, sensibilidade e melhoria da prática docente atraindo o interesse dos estudantes da sala de aula em que estiverem à frente”, detalhou.

TEMAS ABORDADOS

A formação oferece como ministrantes, os próprios autores dos módulos:

1 – Desenvolvimento Pessoal, palestrante Me. Antônio Braga de Moura Filho;

2 – Desenvolvimento Profissional, palestrante Dr. Derson da Silva Lopes Junior;

3 – Desenvolvimento Pedagógico, palestrante Dra. Cristina Zukowsky Tavares.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Elaine Santos
Fotos: Ana Paula Souza

Capacitação, Comunicação, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Região Café, Região Central, Região Cone Sul, Região Madeira Mamoré, Região Vale do Guaporé, Região Vale do Jamari, Região Zona da Mata, Rondônia, Serviço, Servidores, Tecnologia