09/08/2024

TRANSPARÊNCIA E ÉTICA

Programa de Integridade é compartilhado com servidores da Superintendência Regional de Educação de Vilhena

09 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O Proin é um pilar fundamental na estruturação da gestão de processos e boas práticas de governança

O governo de Rondônia apresentou em Vilhena, o Programa de Integridade (Proin), com objetivo de aperfeiçoar a imagem institucional e aumentar a satisfação dos agentes, colaboradores e sociedade. Instituído em 2021, pelo Decreto nº 26.238, o Proin é um pilar fundamental na estruturação da gestão de processos e boas práticas de governança, com foco na prevenção da corrupção em todas as suas modalidades e contextos. O evento aconteceu na segunda-feira (5), no auditório da Superintendência Regional de Educação do município.

O evento, de iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi ministrado pela equipe da Coordenadoria de Controle Interno e contou com a presença de servidores e autoridades. Durante a reunião, os palestrantes destacaram a importância da ética, moralidade e legalidade no ambiente de trabalho e explicaram a adesão da Seduc ao Proin.

No município de Vilhena, o trabalho de divulgação foi realizada também, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvares de Azevedo. Após as palestras, os ministrantes colheram dados dos participantes, que serão avaliados pelos controladores de Porto Velho para medirem a eficácia e o alcance do programa.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o Proin fortalece a confiança dos cidadãos; aumenta a participação para melhoria dos serviços públicos prestados e aprimora a Administração Pública, promovendo a integridade como um pilar essencial. “Com o programa, o estado fortalece a manutenção de um governo íntegro, capaz de atender às necessidades da população de forma igualitária, transparente e responsável. Os servidores presentes no evento puderam compreender melhor os benefícios e as responsabilidades associadas ao Proin, percebendo a importância de um ambiente de trabalho justo e acessível.”

PLANEJAMENTO DAS AÇÕES

Ambiente de trabalho mais seguro e ético

De acordo com a secretária da Educação, Ana Lúcia Pacini, a Seduc aderiu ao Proin em abril de 2023, iniciando com o planejamento das ações para criar o Plano de Integridade da Secretaria. “Os técnicos também visitaram a cidade de Cerejeiras, onde divulgaram o Proin na Escola Estadual de Ensino Médio Tancredo de Almeida Neves. As ações de divulgação seguiram um cronograma que inclui os municípios de Cacoal, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste”, explicou.

O Proin se consolida como uma ferramenta essencial para a governança e integridade institucional, garantindo assim, um ambiente de trabalho mais seguro, transparente e ético para todos os envolvidos. A participação ativa dos servidores e a abrangência das ações de divulgação demonstram o compromisso do governo do estado em promover uma cultura de integridade em todos os níveis da educação.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Elaine Santos
Fotos: Sávio Gomes

Cacoal, Capacitação, Cidadania, Cursos, Educação, Espigão do Oeste, Governo, Governo Fez e Faz, Pimenta Bueno, Políticas Públicas, Porto Velho, Porto Velho, Rondônia, Servidores, Sociedade, Transparência, Vilhena, Vilhena