Governo de Rondônia
15/02/2025
Programas e Projetos

Ensino Médio com Mediação Tecnológica

Governo do Estado de Rondônia

 

O que é?

O sistema estadual de ensino de Rondônia, ciente da necessidade de atender estudantes residentes em comunidades tradicionais e rurais, implantou em 2016 o projeto educacional Ensino Médio com Mediação Tecnológica (MEDTEC), instituído pela Lei n.o 3.846. Desde sua implementação, o projeto tem como objetivo viabilizar o acesso ao Ensino Médio para estudantes que residem em locais de difícil acesso, como as terras indígenas, as comunidades ribeirinhas, as populações remanescentes quilombolas, além de diversas áreas de produção agrícola e pecuária. O projeto também visa atender unidades escolares que necessitam de professores habilitados nos componentes curriculares dessa etapa de ensino.

A importância da MEDTEC/RO está em sua capacidade de promover a equidade educacional, garantindo o acesso e a permanência na escola de estudantes que vivem em localidades distantes dos polos urbanos. Ao integrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e adotar metodologias inovadoras, o programa não só amplia o alcance da Educação Básica, mas também assegura uma aprendizagem significativa, centrada no estudante. Além disso, ao valorizar a educação por competências e o desenvolvimento de habilidades para a resolução de problemas, a MEDTEC contribui diretamente para a formação de cidadãos críticos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea.

Diante das necessidades identificadas, a MEDTEC, por meio da produção de conteúdo educacional elaborado por professores habilitados nos componentes curriculares do Ensino Médio, sob a responsabilidade da Coordenadoria de Mídias Educacionais, disponibiliza vídeo aulas transmitidas por estúdios televisivos. Essas aulas são veiculadas para as salas de aula em unidades escolares da rede estadual e municipal, sendo mediadas por um professor presencial que cumpre o calendário letivo de forma modular e anual.

A partir de 2022, o MEDTEC/RO passou a ofertar componentes curriculares tanto da Formação Geral Básica, nas áreas de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, quanto dos Itinerários Formativos, como Eletivas, Trilhas do Aprofundamento, Projeto de Vida, Estudo Orientado, Espanhol, Noções Básicas de Agroecologia e Zootecnia (NBAZ) e Pós-Médio.

Atualmente, o programa está estruturado em duas Matrizes, conforme a Portaria n° 928 de 20 de janeiro de 2025, e propõe o atendimento ao Ensino Médio com uma metodologia inovadora, alinhada às tendências das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

Clique no botão abaixo para assistir as vídeoaulas:


Compartilhe


Pular para o conteúdo