20/06/2024

POLÍTICAS PÚBLICAS

Rondônia participa de Audiência Pública sobre ‘’Impactos do Fator Amazônico na Educação’’

18 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Secretária de Estado da Educação de Rondônia, Ana Lúcia Pacini, representou o Consed na Audiência Pública

Os impactos do fator amazônico em políticas públicas educacionais foram amplamente debatidos durante Audiência Pública realizada nesta terça-feira (18), pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento aconteceu no Anexo II, Plenário 10, às 10 horas, sendo também transmitido on-line por meio do link https://www.youtube.com/live/i1aNqoZvcZM. O fator amazônico refere-se aos custos adicionais de logística e transporte que empresas e governos enfrentam, para implementar ações educacionais na região Amazônica.

A titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) de Rondônia, Ana Lúcia Pacini, representou o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) durante o evento, destacando os investimentos que o governo de Rondônia tem realizado para o fortalecimento do setor educacional do estado, refletindo positivamente no aprendizado dos alunos.

Durante a abertura do evento, a deputada federal, professora Maria Goreth, autora da proposta de debate, destacou a complexidade da logística envolvida na distribuição de merenda escolar em comunidades ribeirinhas, que muitas vezes depende de balsas, barcos a motor ou pequenos aviões. “A merenda escolar, que possui importância crucial, chega a tais comunidades por meio de balsas empurradas por barco a motor ou pequenos aviões. Com isso, a distribuição da merenda envolve planejamento de logística e movimenta um número significativo de pessoas e recursos, não planejados inicialmente para a elaboração da política pública.” Além disso, a deputada mencionou outras dificuldades enfrentadas por alunos e professores na região, como a necessidade de adaptar o horário de aula às marés, e o longo tempo de percurso dos alunos navegando os rios amazônicos para chegar à escola.

O governador do estado, Marcos Rocha, ressaltou a importância da participação de Rondônia na discussão. “É fundamental que estejamos presentes em debates como este, para assegurar que as especificidades da região sejam consideradas nas políticas educacionais nacionais. A participação da secretária de educação, Ana Pacini, é um passo determinante para garantir que as vozes da Amazônia sejam ouvidas.”

SOLUÇÕES

Em sua fala, Ana Pacini citou desafios peculiares da Amazônia, e ressaltou os investimentos do governo do estado em educação. “É impossível falar em aprendizagem e melhorias sem citar a climatização. Em Rondônia, 100% das escolas que integram a Rede Pública Estadual de Ensino são climatizadas. O governo tem investido em energia fotovoltaica para suportar a grande demanda de aparelhos de ar condicionado nas escolas. Essa é uma prova de que o estado de Rondônia tem como prioridade a educação, um direito de todos que deve ser garantido com qualidade, independentemente das dificuldades logísticas.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho

Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Políticas Públicas, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia