18/09/2024

INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM

Projetos do potencial transformador da tecnologia na educação são destaque durante seminário em Jaru

10 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Projetos apresentados durante o Seminário destacaram-se pela criatividade e aplicação prática da tecnologia no contexto educacional

Em mais uma edição realizada pelo governo de Rondônia, desta vez no município de Jaru, o Seminário de Tecnologias na Educação (Sertic-Jaru) reuniu estudantes, professores e gestores educacionais da Rede Pública Estadual de Ensino, no auditório do EEEMTI Capitão Sílvio de Farias, no dia 30 de agosto. Durante o seminário foram apresentados projetos que refletem o potencial transformador da tecnologia nas práticas pedagógicas.

As tecnologias de comunicação exercem a função de disseminadores de conhecimento, liberando alunos e professores das limitações de tempo e espaço, enriquecendo o ensino com recursos de multimídia, interação, simulações, e permitindo o estudo individualizado.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a realização do seminário proporciona um ambiente interativo de aprendizagem. “Eventos como esse se caracterizam como um espaço onde todos têm a possibilidade de expressar ideias, levantar hipóteses, discutir e tomar decisões. Nesse sentido, o governo investe para estimular a autonomia para planejamento e execução de ações, que conduzam ao aprendizado e desenvolvimento,” ressaltou.

Tecnologias de comunicação exercem a função de disseminadores de conhecimento

Conforme a titular da Superintendência Regional de Educação de Jaru (SRE), Vanuza Cordeiro, os projetos apresentados destacaram-se pela criatividade e aplicação prática da tecnologia no contexto educacional. “A banca examinadora é composta pela gerente de Tecnologia Educacional, Deise Lima, e as equipes dos Núcleos de Tecnologia Educacional de diversas regiões do estado, incluindo Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé”, explicou.

O professor Kevyn Alberto Pereira palestrou sobre o tema “Segurança Digital na era da Inteligência Artificial”, e destacou a importância de proteger dados e privacidade em um mundo cada vez mais conectado, onde a inteligência artificial desempenha um papel central em diversas áreas. “O tema é fundamental para preparar educadores e estudantes para os desafios e responsabilidades que acompanham o avanço tecnológico, garantindo que todos possam utilizar as ferramentas de forma segura e ética.”

DESTAQUES

Evento reuniu estudantes, professores e gestores educacionais da Rede Púbica Estadual de Ensino

O projeto “Inovação Tecnológica na Educação”, que integra recursos digitais nas aulas de Língua Portuguesa, foi um dos destaques do Seminário. A apresentação do projeto da professora Ediléia de Oliveira Soares, da EEEFM Governador Jorge Teixeira de Oliveira, inaugurou a sessão de apresentações.

Outro projeto de grande impacto foi o da professora Liziane Crisula Pereira Gomes, também da EEEFM Governador Jorge Teixeira de Oliveira, que utilizou jogos interativos para ensinar sobre animais invertebrados, tornando as aulas de Ciências da Natureza mais dinâmicas e atraentes.

A robótica sustentável também teve espaço, com o projeto da professora da EEEFM Olga Dellaia, Márcia Alves Medeiros de Oliveira, que incentivou a construção de robôs a partir de materiais recicláveis, promovendo a consciência ambiental entre os alunos. A temática ambiental foi reforçada com o projeto “O Lixo e a Poluição dos Rios”, orientado pela professora Jael de Oliveira do Nascimento, que sensibilizou os estudantes sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

Coordenado e executado pela professora da EEEFM Profª Dayse Mara de Oliveira Martins, Maria Sônia Dias dos Santos, o projeto “Leitura e Tecnologia” demonstrou como a leitura e a tecnologia podem andar juntas, ao estimular nos alunos o pensamento crítico, e reinventar os contos de fadas através de um aplicativo de celular, tornando as aulas mais atrativas e produtivas.

Segundo a coordenadora do NTE/Jaru, Regiane Tobaldini, a expectativa é de que o Sertic-Jaru se torne uma tradição anual, inspirando cada vez mais educadores e estudantes a explorarem novas fronteiras do conhecimento e a integrarem a tecnologia de forma criativa e responsável em suas práticas educacionais. “O encerramento do evento foi um momento de celebração. Todos os participantes foram parabenizados por suas contribuições inovadoras”, destacou.

Para a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, o evento não só proporcionou um ambiente de aprendizado, mas também demonstrou como a tecnologia, aliada à educação, pode ser uma poderosa ferramenta para a transformação social e ambiental. “Que venham os próximos seminários com mais inovações e conquistas para celebrar”, salientou.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Elaine Santos
Fotos: Deise Lima

Capacitação, Comunicação, Cursos, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Jaru, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Políticas Públicas, Rolim de Moura, Rondônia, São Francisco do Guaporé, Servidores, Sociedade, Tecnologia