17/09/2024

COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Programa de Formação Continuada em Serviço reforça aprimoramento de práticas pedagógicas

17 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Iniciativa tem como foco a criação de práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos

Com o intuito de aprimorar as competências pedagógicas e metodológicas dos professores, o governo de Rondônia está promovendo, desde a segunda quinzena de agosto, o Programa de Formação Continuada em Serviço, que busca elevar os índices educacionais e melhorar a qualidade da educação ofertada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A iniciativa, desenvolvida pela Gerência de Desenvolvimento Curricular, tem como foco a criação de práticas educacionais que estimulem o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a relevância do programa. “A formação continuada dos professores é essencial para que possamos garantir uma educação cada vez mais eficaz. Investir nos educadores é promover o futuro de Rondônia, ao preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.”

Programa é direcionado aos professores dos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática

A secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, reforçou a importância da iniciativa. “O programa é uma oportunidade para que os professores se atualizem e aprimorem as práticas pedagógicas. A Seduc está empenhada em oferecer formações que sejam acessíveis e inovadoras”, salientou.

ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

O Programa de Formação Continuada em Serviço é direcionado aos professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, nos componentes curriculares de língua portuguesa e matemática. Por meio de estratégias pedagógicas inovadoras e tecnologias educacionais, o programa visa proporcionar formações continuadas flexíveis e personalizadas. Além disso, incentiva a colaboração entre os docentes, formando grupos de aprendizado que fortalecem o ambiente escolar e aprimoram o ensino.

PLATAFORMA

Programa já registrou mais de mil inscritos

Com transmissão pelo canal do YouTube Nieh Rondônia, disponível no link https://www.youtube.com/@niehseducro, o programa já registrou mais de mil inscritos e uma média de 570 professores participando simultaneamente em cada etapa das formações, somando mais de 15 mil visualizações. A plataforma serve também para a produção de materiais didáticos digitais e desenvolvimento de projetos que integram o ensino presencial e a distância, o que contribui para a elevação dos índices educacionais em Rondônia.

O Núcleo de Inovação para o Ensino Híbrido (Nieh) oferece capacitações específicas para professores de língua portuguesa e matemática, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero). As formações têm como objetivo aprimorar as competências pedagógicas dos educadores e fornecer ferramentas para enfrentar os desafios do cenário educacional atual.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho

Capacitação, Cursos, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Políticas Públicas, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade