29/06/2024

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Definidas diretrizes do projeto de curso técnico para o Ensino Médio na Escola Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes

28 de janeiro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

As diretrizes do projeto do Núcleo Avançado de Tecnologia para o Ensino Médio, que está sendo implantado na Escola Estadual Heitor Villa- Lobos, em Ariquemes, foram definidas  por técnicos da educação estadual na tarde dessa quarta-feira (27), em  reunião com o governador Confúcio Moura.

O projeto abrange as modalidade de curso integrado, ensino convencional e profissional voltado à área da tecnologia  de ponta, com games, vídeos, multi mailing, música e arte, entre os demais recursos necessários a serem aplicados para que o jovem saia do Ensino Médio dominando a tecnologia e com certificado técnico, pronto para o mercado de trabalho.

O ensino profissional tecnológico será aplicado neste ano por meio do projeto Aluno Digital da Seduc, em parceria com Instituto Federal de Rondônia (Ifro), para alunos matriculados no primeiro ano do Ensino Médio, que façam parte da educação integrada.

De acordo com a secretária de Educação, Fátima Gavioli, o aluno que optar pelo curso técnico vai receber uniforme, tablet e todo  recurso necessário para o desenvolvimento do curso.

A secretária lembrou que em 2011 houve tentativa de implantar o ensino técnico na Escola Heitor, mas por conta da crise econômico ficou  impossibilitado. Em 2015 o Governo de Rondônia decidiu adequar a escola ao projeto com recursos do estado. “Estamos iniciando o ano letivo com curso  técnico, sabendo que temos muito por fazer, mas a equipe está empenhada em desenvolver esse projeto com excelência”, afirmou.

A coordenadora Núria Sague destacou matérias especiais que fazem parte da grade curricular do curso técnico, como o inglês instrumental, que além de ensinar as quatro habilidades, como, falar, entender, ler e escrever, também será aplicada a compreensão de  valores sociais,  passado conhecimentos sobre a cultura estrangeira.

Através do teatro, os alunos terão conhecimento da História de Rondônia de forma lúdica, inserindo a conscientização cultural e artística, além de incentivar o debate, despertando o interesse dos jovens pela história do estado, transformando-os em multiplicadores, com peças teatrais que falam da epopeia e da força de crescimento de Rondônia.

Texto: Suelly David
Fotos: Seduc