Governo de Rondônia
22/01/2025

SETEMBRO AMARELO

Ações de valorização à vida são promovidas para servidores da educação 

27 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

As atividades estão sendo intensificadas especialmente no mês de setembro; sensibilização e mobilização

Em consonância com a agenda nacional voltada para os cuidados em saúde mental e proteção à vida, o governo de Rondônia desenvolve anualmente a campanha Setembro Amarelo, que nesta edição de 2024, traz como tema “Se precisar, peça ajuda: podemos falar sobre isso!”. Com isso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem promovendo ações presenciais, virtuais e midiáticas afim de propiciar sensibilização sobre a temática de valorização da vida, bem como acolhimento e cuidados em saúde física e mental, com objetivo de alcançar os profissionais da educação.

Objetivo é alcançar os profissionais da educação do estado

Conforme a Gerência de Saúde Ocupacional (GSO) da Seduc, a Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe um esforço coletivo de governos, sociedade civil e entidades, na ampliação do debate no sentido de combater o tabu e os mitos envolvendo o suicídio, abordando a temática durante todo a mês de setembro, relembrando a importância de saber reconhecer sinais em si mesmos, em amigos e familiares, uma vez que esse fenômeno multifatorial está relacionado tanto a fatores predisponente e precipitantes.

Segundo a gerente da GSO, Sirlei Barros, as atividades estão sendo intensificadas especialmente no mês de setembro de sensibilização e mobilização. “É preciso demonstrar às pessoas a importância de se ter acolhimento e escuta ativa (livre de julgamento, criticas, conselhos ou ver o lado positivo da vida). Todos que passam por situações de crises, dificuldades e sofrimento psíquico precisam apenas de oportunidades com a criação de espaços de fala e escuta com questões relacionadas com a saúde mental”, explicou.

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, destacou que todos precisam reapreender a olhar e escutar o outro. “Alguém que apresente algum sinal de sofrimento, seja dentro da família, no círculo de amigos ou até mesmo no trabalho muitas vezes passa despercebido no ambiente em que convive. Esconde os sinais de uma depressão. E todos nós precisamos olhar em nossa volta e a nós mesmos. Porque na realidade, a pessoa não quer tirar sua vida, ela quer matar sua dor.”

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

Foram realizados dois workshops online durante a programação

Caso conheça alguém que precisa de ajuda ou se você perceber a necessidade, saiba que pode contar com serviços especializados, entre eles, o canal de comunicação do Centro de Valorização da Vida (CVV), através do disk 188, os Centros de Atenção Psicossocial dos municípios, e ainda, exclusivo aos servidores da Seduc, o GSO possui Plantão Psicológico e Social para atendimentos, podem buscar esses serviços através do contato da chefe do Núcleo (69) 99280-1636.

PROGRAMAÇÃO

A campanha “Setembro Amarelo” deste ano tem como programação nos setores de trabalho da Seduc, a entrega de folhetos informativos e laços amarelos junto à atividade “vírus da gentiliza”. Foram realizados dois workshops online:

  • No dia 13 de setembro, abordando a temática “Entendendo o suicídio para além da dor!”, com a psicóloga Zanete Grams (especialista em logoterapia);
  • Dia 20 de setembro, com o tema “Diálogos sobre prevenção suicídio e valorização da vida na educação”, com a psicóloga Elizete Gonçalves (especialista em neuropsicologia e luto).
  • As atividades foram transmitidas por uma plataforma de serviços de videoconferência e mediados pela psicóloga da Gerência de Saúde Ocupacional, Clicia Henriques.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Sirlei Barros
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Cidadania, Comunicação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Porto Velho, Rondônia, Saúde, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo