17/09/2024

EDUCAÇÃO INTEGRAL

Governo de RO realiza formação para gestores escolares do Programa Escola do Novo Tempo

17 de setembro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Nesta terça-feira (17), teve início a formação para gestores escolares, coordenadores administrativos financeiros e técnicos da Superintendência Regional de Educação (Super), responsáveis pelo Programa Escola do Novo Tempo (Pent), em Porto Velho. O evento, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), contou com atividades que incluíram ginástica laboral e palestra sobre mudanças, cultura e clima organizacional, na perspectiva do programa.

Criado em 2017, por meio da Lei Complementar nº 940, o Programa Escola do Novo Tempo tem o objetivo de inovar o currículo e a gestão escolar no ensino médio. O programa amplia a jornada escolar e adota um modelo estruturado nas áreas de conhecimentos, focado no desenvolvimento de competências e habilidades fundamentais para os estudantes. Atualmente, atende 4.204 estudantes em 12 municípios, abrangendo 12 superintendências regionais de educação.

As escolas em tempo integral participantes incluem instituições localizadas em Alta Floresta d’Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Espigão do Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura e Vilhena.

O governador do estado, Marcos Rocha, ressaltou a importância do programa para a educação em Rondônia. “O Programa Escola do Novo Tempo tem sido uma referência em nosso estado, trazendo um novo modelo educacional focado no desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos nossos estudantes. Este tipo de formação é essencial para garantir que os gestores estejam preparados para implementar e fortalecer esse modelo.”

Durante a abertura da formação, a secretária da Seduc, Ana Pacini, destacou o compromisso da secretaria em auxiliar na implementação do modelo pedagógico e de gestão das escolas. “A formação representa um item integrante de uma série de iniciativas da Seduc, por meio da Gerência de Educação Integral, para promover o fortalecimento da educação em tempo integral. Nosso objetivo é apoiar os gestores e coordenadores para que possam conduzir esse modelo em suas unidades escolares.”

ALINHAMENTO

O programa está alinhado às diretrizes do Plano Estadual de Educação de Rondônia, conforme as metas 3 e 6 da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e outras legislações vigentes para o ensino médio. A formação busca auxiliar na implementação do modelo pedagógico e de gestão das escolas contempladas, promovendo o fortalecimento da educação integral no estado.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Ananda Carvalho

Capacitação, Educação, Evento, Governo, Governo Fez e Faz, Municípios, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade