17/08/2024

PATRIMÔNIO CULTURAL

Alunos vivenciam história e cultura de Rondônia por meio do projeto “Educação Patrimonial”

17 de agosto de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto conta com atividades alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular para o ensino médio e fundamental

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da Rede Estadual de Ensino uma imersão no patrimônio material e imaterial do estado, estimulando a produção artística e o conhecimento das edificações e locais de referência cultural, o governo de Rondônia está realizando o projeto “Educação Patrimonial – Patrimônio em Movimento”. O projeto teve início em março de 2024, com o Webinarte de Formação para Professores, e começou sua fase prática no início de agosto, no Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques. Durante essa etapa, os alunos do Colégio Tiradentes de Polícia Militar (CTPM-X) de Guajará-Mirim visitaram o Real Forte Príncipe da Beira, as comunidades tradicionais da região e a Reserva Extrativista (Resex) Rio Cautário.

De iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Gerência de Arte e Cultura Escolar, o projeto conta com atividades alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio e fundamental.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa visa enriquecer o processo educativo dos alunos, proporcionando experiências práticas que ampliem os conhecimentos sobre a história e cultura local, contribuindo assim, para a valorização e preservação do patrimônio. “Nesse sentido, o governo tem investido em projetos que fortaleçam a preservação do patrimônio natural, promovendo ações que fomentam a educação ambiental”, ressaltou.

A secretária da Seduc, Ana Pacini destacou que, a abordagem interdisciplinar e transdisciplinar promove a colaboração entre professores, enriquecendo a compreensão dos estudantes sobre o patrimônio. “A proposta visa ultrapassar as barreiras dos componentes curriculares, promovendo uma educação integrada e alinhada às demandas contemporâneas.”

EXPERIÊNCIAS

Alunos relataram as vivências significativas durante o projeto

Os alunos relataram as vivências durante o projeto. O estudante Daniel Rodrigues falou da experiência incrível que toda a turma levará para a vida. “Conhecemos a história de vida das pessoas que moram lá, como o sr. Carlos, que mostrou seu trabalho e os desafios que enfrentou. A recepção foi excelente também.”

O aluno Thalisson Ribeiro também relatou: “tivemos uma experiência que não pode ser obtida por filmes e livros, mas sim, por pessoas que vivem aquilo. Conhecemos suas histórias de vida, que nos marcaram muito.”

Segundo o professor Beto Reis, formado em História e mestre em História da Amazônia: As aulas de campo buscam uma educação que vão além das fronteiras disciplinares, integrando conhecimentos, promovendo o desenvolvimento de competências e habilidades, e preparando os estudantes para enfrentarem desafios complexos da sociedade contemporânea de maneira crítica, ética e participativa.

PRÓXIMOS ROTEIROS

De acordo com a gerente de arte e cultura escolar da Seduc, Sabrynne Sena, o projeto continua a percorrer o estado neste segundo semestre de 2024, oferecendo a alunos de outras escolas da rede estadual, a oportunidade de vivenciar e valorizar o patrimônio cultural e natural de Rondônia. O próximo roteiro está marcado para ocorrer de 28 a 30 de agosto, quando 74 alunos de uma escola de Machadinho do Oeste virão a Porto Velho.

Os roteiros, que são chamados de “Patrimônio em Movimento”, envolvem guias educativos e contam com a participação de estudantes do ensino fundamental e médio. Em média, cerca de 40 a 70 alunos participam de cada roteiro.

ROTEIROS REALIZADOS

2 a 5 de agosto CTPM X – Guajará-Mirim a Costa Marques
5 a 8 de agosto EEEFM Artur da Costa e Silva – Alto Alegre dos Parecis a Porto Velho
12 a 15 de agosto EEEFM Maria Goretti – Nova União a Porto Velho