29/07/2024

JOER 2024

Estudantes de sete municípios participam da fase regional Centro-Oeste dos Jogos Escolares de Rondônia

29 de julho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

Abertura da fase regional Centro-Oeste do Joer 2024, em Ji-Paraná

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer) 2024, fase regional Centro-Oeste, aconteceu no ginásio poliesportivo Gerivaldão, em Ji-Paraná. O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), contou com a presença de diversas autoridades e teve a participação da comunidade, marcando o início de uma série de competições entre estudantes de diferentes municípios da região, no sábado (27).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha participou da abertura oficial em Ji-Paraná, com apresentações de atletas em várias modalidade, como ginástica rítmica, entre outras, na presença de alunos e familiares, e destacou a importância que o esporte tem na formação  educacional e pessoal dos alunos.

Governo destaca a importância do esporte na vida de crianças e jovens dentro da escola

“Isso é fruto do trabalho do governo do estado, que uniu tanto a educação pública quanto a privada para fortalecer os nossos alunos através do esporte. Assim vamos formar crianças mais saudáveis, jovens mais fortes e capazes de desenvolver atividades que escolherem. Parabéns a toda equipe da Seduc e aos pais pelo incentivo aos filhos e, principalmente aos atletas”, destacou o governador.

A titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini ressaltou o esforço coletivo para a realização do evento e contribuição do esporte para a formação dos estudantes. “O Joer é fruto de um trabalho conjunto entre várias esferas da nossa secretaria e das comunidades escolares. É gratificante ver o entusiasmo e a dedicação de nossos alunos e professores. O esporte tem função crucial na formação dos nossos jovens, promovendo valores como respeito, superação e trabalho em equipe”, afirmou.

A fase regional Centro-Oeste dos Jogos Escolares de Rondônia envolve os municípios de Presidente Médici, Teixeirópolis, Mirante da Serra, Ouro Preto do Oeste, Nova União, Alvorada do Oeste e Ji-Paraná. Os atletas vão competir em diversas modalidades, incluindo basquetebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, atletismo, atletismo paralímpico, tênis de mesa, karatê e xadrez.

Davi Cheron da Silva, aluno da Escola Santa Ana, no município de Alvorada do Oeste, cursa o 2º ano do ensino médio e está representando a escola no Joer da macro regional em duas modalidades, juvenil e no atletismo juvenil; prova de 3.000 metros, sendo a terceira vez que participa do Joer, podendo competir por mais um ano na fase juvenil. Davi, que já competiu em vários campeonatos fora do estado, fala como é a sensação de cada competição dentro ou fora de Rondônia, e principalmente o apoio que as escolas e alunos recebem do governo para participar de eventos esportivos, como por exemplo, o Joer.

Davi Cheron da Silva participa do Joer pela terceira vez

“Minha expectativa é a de sempre, motivação e aproveitar ao máximo que puder o evento, um momento que acontece uma ou duas vezes em nossa vida. E saber  que o governo do estado apoia o sonho de cada atleta que está tentando seguir carreira e participar do Joer, nos motiva, ainda mais”, evidenciou.

As delegações de cada município foram recebidas com entusiasmo pelo público presente. Além disso, houve apresentações culturais que destacaram o talento dos estudantes das escolas locais. O evento também contou com os tradicionais juramentos dos atletas, árbitros e técnicos, simbolizando o compromisso com os valores esportivos e a ética nas competições.

Os campeões da fase regional representarão suas respectivas regiões nas fases estaduais dos Jogos Escolares de Rondônia, que acontecerão entre agosto e outubro. As competições estaduais serão realizadas em Ji-Paraná, Cacoal e Porto Velho, abrangendo diferentes categorias e modalidades.

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Sângela Oliveira e Ananda Carvalho
Fotos: Mateus Gonçalves

Educação, Esporte, Evento, Governo, Ji-Paraná, Lazer, Municípios, Rondônia, Sociedade