29/06/2024

EDUCAÇÃO

Ji-Paraná ganha escola estadual de alto padrão, a Alejandro Yague Mayor, no bairro Jorge Teixeira

23 de outubro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Escola terá tempo integral para o Ensino Médio

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alejandro Yague Mayor, inaugurada em Ji-Paraná, na quinta-feira(22), tem instalações como poucas no país. Em Rondônia é a segunda, a primeira – Escola Lydia Johnson de Macedo, em Porto Velho, foi inaugurada em junho. Instalada no bairro Jorge Teixeira, terá atendimento em período integral para o ensino médio. A história desta unidade educacional está marcada por dois desafios. O primeiro foi vencido, foi a construção. O segundo está no futuro: apresentar resultados que melhorem as realidades sociais e educacionais no município.

A inauguração foi festiva, apesar do calor de 37 graus. Estudantes das escolas estaduais Janete Clair e Marcos Bispo deram uma demonstração de como as atividades extracurriculares fazem bem. Animados por alunos que fazem parte do projeto Orquestra em Ação, desenvolvido na rede municipal, viram colegas regerem e cantarem com desenvoltura.

O aluno João Vitor, deficiente visual, arrancou emocionados aplausos ao executar uma peça ao piano, acompanhado de um colega violinista.

O patrono da escola, educador Alejandro Yague Mayor, foi saudado como um exemplo de dedicação. Espanhol, veio para o Brasil ainda jovem e em Ji-Paraná exerceu atividades variadas como professor de muitas gerações, inclusive de universitários. Viveu para buscar melhorias no ensino. A viúva Maria Leopoldina, que estava acompanhada dos filhos e netos, concordou: ele merece as homenagens.

E para testemunhar que o patrono era tudo o que foi dito dele havia testemunhas, ex-alunos, entre os que participavam do evento. O deputado estadual Airton Gurgacz era um deles e revelou, para quem não sabia, como era o professor Alejandro.

Assista ao vídeo

O sonho da escola de alto padrão, com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) iniciou em 2008. Mas, para seguir avante necessitava da participação do governo estadual. E não houve. Os recursos para a obra seriam perdidos pela falta da contrapartida. O radialista Euclides Maciel, que exerceu mandato de deputado estadual na legislatura passada, assumiu a causa e foi a Brasília, duas vezes, para garantir a construção.

Com apoio do senador Acir Gurgacz conseguiu que o dinheiro fosse mantido, mas não havia terreno para erguer a construção. A área foi obtida a partir de doação do município. Faltava rua para dar acesso ao local da futura escola. O prefeito Jesualdo Pires indenizou moradores e abriu a passagem.

A contrapartida estadual que faltava foi liberada pelo governador Confúcio Moura: R$ 1, 8 milhão. A parte do FNDE: R$ 2 milhões.

“Fico feliz ao inaugurar escolas. É o que me faz sentir governador”, disse Confúcio durante entrevistas, pois foi brevíssimo no discurso de inauguração. Para ele, é no estabelecimento de ensino que iniciam as transformações para melhor, de uma sociedade.

Governador ressaltou a importância da educação

O governador definiu a entrega da obra como o desfecho de um trabalho de parceria, com o envolvimento de muitas pessoas. Ele citou o prefeito Jesualdo Pires, o senador Acir Gurgacz e o ex-deputado Euclides Maciel como lutadores que tiveram participação decisiva na construção.

Sobre a obra, o governador explicou: “é uma escola de altíssimo nível. Foi projetada para aproveitar a iluminação natural, tem espaço para atividades diversificadas. É um presente para o município”, disse.

A secretária estadual da Educação, Fátima Gavioli, espera muito da Escola Alejandro Yague Mayor. Segundo ela, é importante que ali sejam produzidos avanços que mostrem que é possível tirar o ensino médio do quadro de estagnação que ocorre em todo o país. Esperançosa, afirmou que é possível e deu como exemplo as conquistas obtidas pelos estudantes de Ji-Paraná na recente Olimpíada de Química.

SELEÇÃO

A escola vai funcionar em período integral para o Ensino Médio e tem equipamentos que fazem a diferença em relação aos demais estabelecimentos em ensino do estado. Nela há espaços para laboratórios, auditório, sala de vídeo, quadra poliesportiva coberta, além de 12 salas de aulas.

Entre os dias 3 e 6 de novembro, a direção do estabelecimento iniciará a identificação dos potenciais alunos da escola. Serão feitos estudos para conhecer a clientela e as necessidades da região onde o prédio está instalado. E este processo envolve toda a comunidade, que foi chamada a comparecer para participar.

Veja fotos da inauguração

Texto: Nonato Cruz