04/07/2024

AÇÃO FORMATIVA

Webinário debate sobre saúde, prevenção e enfrentamento à violência nas escolas

21 de junho de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A ação teve como público-alvo coordenadores dos programas, projetos e ações da gerência de saúde escolar, gestores e orientadores educacionais, e integrantes dos comitês permanentes

A saúde mental e emocional é um tema essencial à busca pela qualidade de vida e bem-estar coletivo e individual de crianças, adolescentes e jovens, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). É a partir desta perspectiva, e com objetivo de qualificar os profissionais da educação que atuam nas escolas públicas estaduais, no que concerne à saúde e violência nas escolas, que o governo de Rondônia promoveu na terça (19) e quarta-feira (20), o Webinário sobre Promoção à Saúde e Prevenção e Enfrentamento à Violência na Escola. A ação formativa aconteceu de forma virtual, por meio do Canal do YouTube da Gerência de Formação Continuada, da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O governador do estado, Marcos Rocha enfatizou que, o objetivo é proporcionar conhecimentos aos profissionais para que possam desenvolver ações de promoção, prevenção e atenção à saúde e violência na escola, a fim de auxiliar na melhoria da qualidade de vida dos estudantes. “Ninguém está imune à depressão, ansiedade e outros tipos de transtornos. A situação acentuou depois do isolamento social causado pela pandemia. Não é um problema individual, é coletivo. Lembramos que a escola é um lugar sagrado, onde a criança sonha, vive e aprende a se relacionar. Estamos empenhados em promover ações estruturadas para o fortalecimento das instituições de educação, com um olhar atencioso e inclusivo”, declarou.

Convidado para o segundo dia do seminário, o procurador da República, Reginaldo Trindade, é o idealizador e criador do Movimento dos Depressivos Conhecidos (MDC) de Rondônia.

Em sua fala, o procurador enfatizou que, a depressão é muito difícil de ser identificada e parabenizou a gestão pela iniciativa tão importante. “Precisamos falar a respeito de saúde emocional e da violência nas escolas. Temos muitas crianças, adolescentes e professores sofrendo de depressão. Às vezes um sorriso no rosto esconde um coração estraçalhado, angustiado. A pessoa pode até se comunicar, chegando a duvidar de um quadro de depressão. Se esta não falar, ninguém saberá.”

Para Reginaldo Trindade, é difícil pedir ajuda e mais ainda recebê-la. A ajuda pode ser mais simples do que se imagina, bastando o acolhimento à pessoa adoecida. Não devem haver julgamentos, e nem se deve apontar caminhos ou minimizar a dor. De nada adianta o julgamento para quem sofre de depressão desde 2019, seu caso, por isso o procurador criou, para tentar ajudar a si mesmo e o máximo de pessoas possíveis, o Movimento dos Depressivos Conhecidos – o amor curando a alma.

Profissionais da educação interagiram durante o evento

De acordo com a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, “estamos fazendo essa ação preventiva, que também serve como um diálogo, a fim de apresentar caminhos. O intuito é que os professores possam tomar decisões no âmbito escolar, e sobretudo para si mesmos,  para que possam ter uma vida com a saúde mental equilibrada”, pontuou.

O webinário teve como público-alvo; coordenadores dos programas, projetos e ações da gerência de saúde escolar lotados nas CREs; gestores e orientadores educacionais das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino; profissionais integrantes dos comitês permanente de combate às drogas e coordenadores do Programa Saúde na Escola, das secretarias municipais de educação.

Para assistir todo o conteúdo basta acessar o link:

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Elaine Santos
Fotos: Nucom-Seduc-RO

Capacitação, Cidadania, Comunicação, Educação, Governo, Governo Fez e Faz, Inclusão Social, Porto Velho, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Tecnologia