19/10/2024

ENSINO E APRENDIZAGEM

Servidores da educação participam de formação continuada sobre gestão escolar

08 de outubro de 2024 | Governo do Estado de Rondônia

A formação foi assistida pelos servidores na Escola da Coordenadoria de Mídias Educacionais (CME) da Seduc

O governo do estado está promovendo o 1º Encontro Formativo para Gestores Escolares, com o intuito de que os servidores possam desempenhar suas atribuições de maneira eficiente, eficaz e com efetividade. O evento iniciou na segunda-feira e segue nesta terça-feira (8), e é realizado de forma on-line através do canal de formação tecnológica no Youtube: https://www.youtube.com/live/ybY-929c8nk?si=I3aEvzZWWq312q-6.

Os servidores acompanham a transmissão ao vivo das aulas

A formação conta com a participação de diretores escolares, chefes de seção pedagógica, coordenadores pedagógicos, orientadores escolares e gestores escolares de diversas regionais do estado. Os participantes assistiram o conteúdo do primeiro dia na Escola da Coordenadoria de Mídias Educacionais (CME) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Porto Velho.

FORMAÇÃO E GESTÃO

Para a titular da Seduc, Ana Lúcia Pacini, é fundamental oferecer acesso à formação continuada específica na área de gestão. “É muito importante termos essa formação para que possamos realizar as tomadas de decisões frente aos indicadores. Os níveis de proficiência do estado precisam avançar ainda mais”, salientou.

A primeira palestra ficou a cargo da gerente de formação pedagógica da Seduc, dra. Luciana Dermani, com o tema: “Ensino e aprendizagem: do refletir ao agir”. “A avaliação é que dá o norte e o tom do nosso trabalho na escola. A avaliação nos traz muitas evidências sobre como agir no âmbito escolar. Na palestra de hoje tratamos ponto a ponto os principais benefícios da avaliação formativa”, explicou.

A formação seguiu com a participação do palestrante dr. Kary Jean Falcão Gonçalves, que abordou o tema: “Reflexões e análises dos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Rondônia (Saero)”.

COLABORAÇÃO E INTEGRAÇÃO

A formação tem continuidade nesta terça-feira (8)

Para o governo de Rondônia, os espaços educativos da educação básica são geradores de aprendizagem quando diretores escolares e equipes pedagógicas trabalham de forma colaborativa e integrada. Dessa forma, a formação continuada potencializa a profissionalização de quem atua na gestão das escolas, colocando o trabalho colaborativo, o planejamento integrado e a troca de experiências exitosas no debate da formação, na construção de escolas cada vez mais inclusivas e democráticas.

Confira a programação completa clicando no link que traz o folder da formação: Folder_Formacao_online.pdf (rondonia.ro.gov.br)

ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS EM PRIMEIRA MÃO

Texto: Elaine Santos
Fotos: Sheila Ribeiro